Durante algum tempo, uma empresa esteve relacionada à instalação sem aviso de seus softwares no computador dos usuários, quando eles faziam o download de outros programas. Mas as coisas mudaram. E essa empresa, o Baidu, quer mostrar por que deve ser a escolha espontânea dos usuários.

A antiga estratégia fez a base de usuários do Baidu crescer, mas criou descontentamento por parte de muitos deles. Afinal, há um ano, quando o Baidu desembarcou no Brasil, a estratégia era assegurar que aplicações como o Baidu Antivírus e o PC Faster se tornassem conhecidos e um dos meios para isso foi oferecê-los em sites de downloads.

Ao baixar um programa de sua escolha, como um navegador ou um software de videoconferência, por exemplo, muitas vezes os produtos Baidu eram oferecidos por meio da mensagem “deseja instalar também?”. Como muitos usuários apenas clicavam em “prosseguir” e “finalizar”, também instalavam o Baidu sem notar que haviam dado permissão para que isso acontecesse.

Por isso, depois de muita reclamação em função dessas instalações acidentais, o Baidu estreia uma campanha de comunicação para alcançar usuários insatisfeitos. Com a participação do ator Rafael Infante, um dos integrantes do Porta dos Fundos, a empresa abriu canais como chat online e linha telefônica para conversar com seus usuários.

A proposta é que, através do diálogo e de páginas criadas especialmente para suportar a ação, o Baidu explique de forma simples como desinstalar qualquer um dos seus produtos. É daí que vem o desejo que comentamos lá em cima, no primeiro parágrafo, de que o Baidu quer mostrar que deve ser a escolha espontânea dos usuários.

E como a empresa pretende fazer isso? Se esforçando em assegurar que qualquer oferta seja clara para que novos usuários não se sintam “surpreendidos” com instalações indesejadas. Os produtos podem, eventualmente, ser oferecidos em sites de downloads , mas daqui para frente isto deve acontecer de uma forma muito clara e transparente, evitando que usuários desatentos os instalem sem perceber.

A campanha deve explicar, ainda, que todos os produtos do Baidu são seguros, totalmente gratuitos e oferecem diferenciais exclusivos em relação a outras aplicações disponíveis na web.

Para saber mais sobre os produtos do Baidu, suas vantagens ou até mesmo como removê-los de seu PC, escreva para o e-mail saibamais@baidu.com, contate a empresa pelo telefone 0800-7182035 ou acesse um dos links baiduantivirus.com.br, baidubrowser.com.br, baidupcfaster.com.br ou hao123.com.br/saibamais.