Em fotografias capturadas no espectro de luz visível, o campo magnético do Sol é invisível. Mas esta imagem não foi capturada com comprimentos de ondas familiares e visíveis, e é por isso que o campo magnético aparece. E ele é maravilhoso.

Os filamentos brancos brilhantes na imagem são chamados laços coronais; são as linhas do campo magnético do Sol passando através da coroa solar, a camada externa de gás ao redor do Sol. As partes em azul e amarelo mostram as duas polaridades opostas do campo magnético.

A NASA combinou dados de dois instrumentos avançados a bordo do Solar Dynamics Observatory para produzir a imagem. As cores foram adicionadas para torná-la mais clara. A Atmospheric Imaging Assembly, que cria imagens da atmosfera solar em 10 comprimentos de onda diferentes a cada 10 segundos, foi responsável pelos laços coronais, enquanto os campos magnéticos em azul e amarelo vieram do Helioseismic and Magnetic Imager. A sobreposição oferece uma visualização incrível da força invisível do campo magnético do Sol. [NASA]

Crédito da imagem: NASA SDO