_Curiosidades

O chão de vidro do 103º andar de um arranha-céu nos EUA quebrou

Acrófobos, parem de ler agora. O Skydeck na Willis Tower, em Chicago, nos EUA, é um observatório que deixa os turistas observarem através de um vidro e está localizado no 103º andar, a mais de 400 metros de altura. Ontem, o vidro simplesmente quebrou devido ao peso dos visitantes – e, acredite ou não, isso […]

Acrófobos, parem de ler agora. O Skydeck na Willis Tower, em Chicago, nos EUA, é um observatório que deixa os turistas observarem através de um vidro e está localizado no 103º andar, a mais de 400 metros de altura. Ontem, o vidro simplesmente quebrou devido ao peso dos visitantes – e, acredite ou não, isso não é nada surpreendente. Eis o motivo.

De acordo com a NBC, uma família da Califórnia pisou no SkyDeck ontem à noite e ouviu um barulho de rachadura, e depois percebeu o vidro abaixo dos seus pés quebrando. “Andei até lá e percebi o que estava acontecendo, daí nos pediram para sair de lá e começaram a chamar funcionários para consertar”, disse um dos turistas.

O que aconteceu? A SOM, a empresa de arquitetura por trás do design, me disse que não pode comentar enquanto não tiver mais informações. Mas podemos supor algumas coisas. A caixa do Skydeck é feita de placas super-fortes de vidro, cada uma delas pesando 680kg. O chão do deck é feito de três desses paineis, juntos como em um sanduíche e laminados.

Imagem via Scott Olson/Getty.

Vidro laminado não se despedaça quando quebra. Isso graças a uma camada – ou camadas – de polivinil butiral super-forte ou um material semelhante. Esses plásticos claros aderem ao vidro para que, se rachar, os pedaços se mantenham intactos. É por isso que o vidro do seu pára-brisa não quebra com a força de um acidente.

Com base no padrão das fotos do vidro, parece que uma das três camadas de vidro começou a rachar após cinco anos de uso quase constante. É bem provável também que a família que testemunhou o acontecimento não estivesse em perigo: ele se mantém intacto, mesmo quando quebra.

De acordo com Randy Stancik, representante da torre, foi exatamente isso o que aconteceu. “A camada superior do parapeito foi projetada para quebrar quando alguém derruba algo nela”, ele explicou ao DNA Info. “Não é estrutural. A parte do topo é protetora.” Outro representante, Bill Utter, explicou o seguinte sobre o caso:

Ocasionalmente isso acontece, e foi projetado para ser assim. Seja lá o que aconteceu na noite passada é o resultado de uma camada protetora que fez o que deve fazer.

Então vamos nos acalmar – foi feito para ser assim. [NBCChicago Sun-Times]

Imagem de topo: BJ Lutz via Twitter.

Sair da versão mobile