_Espaço

O Curiosity abre seus olhos pela primeira vez

As boas notícias continuam chegando do planeta vermelho. O Curiosity abriu seus olhos pela primeira vez. Ele deu uma boa olhada ao seu redor e decidiu que a vida é boa em Marte — só um pouco solitária. As câmeras de navegação (os olhos que o guiam em Marte) já estão ativas e mandando imagens […]

As boas notícias continuam chegando do planeta vermelho. O Curiosity abriu seus olhos pela primeira vez. Ele deu uma boa olhada ao seu redor e decidiu que a vida é boa em Marte — só um pouco solitária.

As câmeras de navegação (os olhos que o guiam em Marte) já estão ativas e mandando imagens perfeitas para a Terra. A câmera esquerda teve um problema no começo, porque a primeira imagem veio toda escura e com um estranho artefato branco. Na realidade, foi como se o Curiosity tivesse pálpebras e estivesse acordando lentamente.

O mesmo não aconteceu com a câmera direita, que começou a mandar imagens perfeitas a partir do momento em que foi ligada.

Eu posso até imaginar alguém na central de controle cantando Oh You Pretty Things! mentalmente. “Acorde seu preguiçoso, vista uma roupa, arrume a sua cama…”

As duas primeiras imagens enviadas pela câmera de navegação esquerda. A da esquerda (primeira), como se vê, veio escura e com um artefato branco no meio.

Ambas as câmeras estão operantes agora.

Acima, a primeira imagem em alta definição da descida do Curiosity, tirada pela câmera MARDI. É um material fantástico que se tornará um vídeo sensacional quando todas forem recebidas.

A MARDI também enviou fotos do solo, abaixo do rover.

As câmeras também criaram panoramas de baixa resolução das miniaturas obtidas pelas Navcams. O primeiro panorama em alta definição do Curiosity deve ficar pronto em um ou dois dias, mas isso já ficou muito bom.

Acima, uma prévia de como ficará o panorama quando ele estiver pronto. Este foi feito em parte com imagens de baixa resolução.

Ainda mais espetacular é essa projeção esférica do panorama, mostrando o Curiosity por completo.

A equipe diz que isso se parece muito com a Terra. Uma imagem que poderia ter sido feita em algum deserto.

As fotos também revelam áreas da superfície que fora escavadas pelos propulsores do guindaste aéreo que ajudou na aterrissagem do Curiosity. É um bônus, já que assim podemos ver coisas sem ter que escavar o material. Os cientistas da NASA dizem que eles podem ver a rocha pura sob o cascalho.

Sair da versão mobile