_Inteligência Artificial

O Facebook acha que qualquer AI sabe responder a essas perguntas. E você?

Pesquisadores do Facebook acreditam que qualquer inteligência artificial deveria saber responder essa série de perguntas de raciocínio e língua natural.

Há décadas o Teste de Turing vem sendo usado para medir as habilidades de inteligências artificiais. Mas agora, uma equipe de pesquisadores do Facebook desenvolveu uma série de perguntas de línguística e raciocínio e acreditam que qualquer inteligência artificial decente saberá respondê-las.

Desenvolvidas por um time do laboratório de inteligência artificial do Facebook, em Nova York, as perguntas testam se o sistema “é capaz de responder questões de fatos sequenciais, indução simples, dedução e […] mais”, de acordo com uma pesquisa publicada na arXiv. Os pesquisadores acreditam que “muitos sistemas atuais não conseguem resolvê-las”.

A equipe criou uma série de 20 questões que testam diferentes tipos de raciocínio e compreensão da língua. Algumas são questão simples que requerem a memorização de fatos, enquanto outras pedem que objetos sejam contados por meio da língua, compreensão temporal, ou raciocínio acerca de uma determinada quantidade de objetos.

Incluímos três exemplos destas questões (com as respectivas respostas) abaixo, mas você pode encontrar exemplos de todas as 20 questões na pesquisa. Se você travar em alguma delas, não se preocupe: em um teste com sete algoritmos diferentes, nenhum deles gabaritou o teste. Como mostra a New Scientist, é a variedade das questões que torna o teste tão desafiador — expondo assim as fraquezas dos sistemas.

Existem muitos pesquisadores trabalhando neste campo atualmente, então é improvável que essa série de questões em particular se torne o padrão para testes de inteligência artificial no futuro. Mas por agora, é um teste divertido. [arXiv via New Scientist]

Exemplo 1

João pegou uma maçã.

João foi ao escritório.

João foi à cozinha.

João derrubou a maçã.

Onde estava a maçã antes da cozinha?

Exemplo 2

O triângulo está à direita do quadrado azul.

O quadrado vermelho está acima do quadrado azul.

O círculo vermelho está à direita do quadrado azul.

O círculo vermelho está à direito do quadrado azul? O quadrado vermelho está à esquerda do triângulo?

Exemplo 3

A bola cabe dentro da mala.

A mala cabe dentro do armário.

A caixa de chocolates é menor que a bola.

A caixa de chocolates cabe dentro da mala?

Respostas

Exemplo 1: escritório

Exemplo 2: sim; sim

Exemplo 3: sim

Imagem por Shutterstock/Olga Nikonova

Sair da versão mobile