Aconteceu um negócio meio chato hoje: o Facebook mudou, do nada e sem aviso prévio, o email padrão de todo mundo para a conta @facebook.com que ninguém usa. Veja como retornar ao endereço antigo de forma que as pessoas possam, de verdade, contatá-lo via email.

Lembra quando, há muito tempo, o Facebook lançou um sistema de email próprio e então ninguém mais o usou? Tudo bem — ele sempre foi uma opção que você ignorou completamente sem consequências. E assim o fizemos, porque já temos nosso Gmail e contas do trabalho e não precisamos de outra. Se algum amigo quisesse lhe enviar um email, bastava ir até nosso perfil e pegar o endereço desejado.

Sai fora, Facebook!Não hoje! Se você for ao seu perfil (ou de qualquer outra pessoa), verá um email @facebook.com listado — e só ele, nenhum dos outros aparecerá. Esses foram ocultados em uma tentativa forçada de tornar o email do Facebook relevante.

Felizmente, é fácil corrigir essa investida boba. Vá à sua Timeline. Clique em “Sobre”, abaixo das informações do seu perfil. Role a página até “Informações de contato” e clique no botão “Editar”. Clique em cada um dos círculos riscados (sinal de “proibido”) das contas que deseja tornar visíveis e mude-os para o círculo livre. Se não quiser que o email @facebook.com apareça, mude o círculo dele de aberto (“Destacada na Linha do Tempo”) para a de proibido (“Ocultada na Linha do Tempo”). Aproveite que já está ali e dê uma olhada nas opções de privacidade, veja se os níveis estão ok, se informações sensíveis, como endereço residencial, não estão como públicas. Arrume tudo e clique em “Salvar”.

E Facebook: não faça mais isso. [Forbes]

Atualização (15h55): um porta-voz do Facebook enviou essa não-explicação à Reuters:

“Como anunciamos em abril, estivemos atualizando os endereços no Facebook para torná-los consistentes em todo o site.

Além de dar um endereço a todos, também liberamos uma nova configuração que dá às pessoas a opção de decidir quais endereços de email elas querem mostrar em suas timelines.

Desde o lançamento da Timeline, as pessoas têm tudo a capacidade de controlar quais posts elas querem mostrar ou ocultar em seus perfis e hoje nós estendemos isso a outras informações que elas publicam, começando com o endereço do Facebook.”

Facebook, é provavelmente seguro dizer que a maneira com que nós todos tínhamos nossas coisas antes era a “escolha” que fizemos sobre “quais endereços… mostrar em [nossas] timelines.” Isso não tem nada a ver com escolhas — na realidade, é o contrário. Você escolheu por nós.