_Google

O fim das buscas do Google China

Se você for ao site Google.cn, você será redirecionado para Google.com.hk, com uma mensagem em chinês dizendo "Bem-vindo ao novo lar da busca Google China". O fim da disputa Google-China veio mais cedo que o esperado.

Se você for ao site Google.cn, você será redirecionado para Google.com.hk, com uma mensagem em chinês dizendo "Bem-vindo ao novo lar da busca Google China". O fim da disputa Google-China veio mais cedo que o esperado.

O Google não vai mais censurar os resultadosde busca na China, redirecionando quem faz pesquisas ao site não-censurado em chinês. E foi isso mesmo que o Google disse que iria fazer, depois que rolou uma espionagem empresarial com hackers comandados por fontes relacionadas ao governo chinês: boa parte dos negócios do Google estão saindo da China. O Google não vai fechar todos os escritórios no país: eles devem manter algum pessoal de vendas e pesquisa e desenvolvimento por lá, mas claramente eles farão um grande corte de funcionários.

Esta é uma grande vitória para os defensores da liberdade de expressão, que não gostavam da decisão do Google de autocensurar os resultados de busca para fazer negócios no país. Mas isto não é uma boa notícia para muitos dentro da China, especialmente cientistas, que estão acostumados a usar o Google diariamente.

O Google disponibilizou uma lista dos serviços ainda disponíveis na China no momento, e você pode vê-la aqui. [Google Blog BrasilSilicon Alley Insider]

Sair da versão mobile