Se você já tentou ser um DJ, conhece um DJ, ou já ouviu um DJ falando, há uma grande chance de você ter ouvido a palavra Technics. As picapes analógicas da Panasonic são uma lenda entre os Djs e os manos do breakdance. Hoje, a marca deu seu último suspiro.

A Panasonic fez o anúncio de que eles cessaram a produção dos produtos da Technics por conta de “um declínio na demanda por esses produtos analógicos, somado com a crescente dificuldade em achar componentes básicos analógicos e necessários para manter a produção”. Em uma palavra: obsolência. 



3,5 milhões de picapes SL-1200 foram vendidas desde 1972. Incontáveis mesas de áudio e headphones usavam o nome Technics. Mas como a venda das picapes analógicas representam apenas 5% do que era há 10 anos, a Panasonic decidiu puxar a tomada de um clássico.

O que fez a Technics ser tão boa? Um mecanismo confiável de verdade, batizado de Direct Drive. Uma base sólida com nada menos do que 12 quilos. E três décadas de tradição.

Não que a Technics seja a única marca de picapes analógicas do mundo. É que eles eram os caras no assunto. E agora, como acontece com qualquer outra tecnologia que fica obsoleta, elas se tornarão antiguidades, peça de museu para colecionadores e fanáticos. Espero que quem tenha uma mantenha-a bem preservada. [Tokyo Reporter]