Apesar de ser um excelente repositório online para fotos –tem 1 TB de armazenamento de graça!— o Flickr parece um serviço fora de moda. Mas uma nova e enorme atualização que adiciona recursos e um par de novos apps é um grande passo para a sua modernização.

Flickr 4.0 está sendo lançado para dispositivos de plataformas móveis, web e desktop. Está em toda parte. Além disso, haverá um novo aplicativo chamado “Uploadr” para Windows e Mac, que encontra fotos no computador e faz o upload delas para um álbum de fotos privado. Sim, privado — o que é uma boa mudança, já que velha ferramenta de upload do Flickr colocava as imagens num álbum público por padrão, o que acidentalmente deixou algumas das minhas humilhantes fotos de faculdade soltas na internet por meses até eu notar.

1241954569736704585

 

A nova atualização do Flickr é bastante significativa, e sua maior mudança é o Camera Roll, que você vai ser capaz de ver na web. Esta visualização permite classificar suas fotos por data de upload ou data da foto. Há também uma nova função Magic View no Camera Roll, que utiliza tecnologia de reconhecimento de imagem para classificar suas fotos em categorias como “paisagem: neve” e “paisagem: água”, como nos exemplos malucos do banco do Flickr acima.

O Camera Roll ainda está em beta, e eu ainda não tenho acesso ao Magic View na minha conta, por isso podemos supor que esses recursos não estão totalmente prontos ou disponíveis para todos ainda.

1241954569810275145

 

A tecnologia de reconhecimento de imagem usada ​​no Magic View também está sendo adicionada à pesquisa do Flickr, de modo que, teoricamente, quando você procura por, digamos, “abóboras”, você vai obter imagens com abóboras neles, e não apenas aquelas que dizem abóboras. Isso é um exemplo conceitual. Eu não faço ideia se os bots do Flickr podem realmente reconhecer produtos de quitanda, por enquanto.

A tecnologia de reconhecimento de imagem pode ser a chave para o sucesso do Flickr.

É esse tipo de tecnologia que transformou o Everpix em uma startup muito atraente, antes de ele ter que fechar por causa do custo associado com o servidor que hospedava um grande número de fotos. O Yahoo pode queimar muito mais dinheiro que uma startup (e você sabe, eles são bons nisso.) Selecionar e organizar suas fotos com robôs é um serviço muito útil que pode atrair usuários. Por exemplo, eu sou um usuário do Flickr de longa data, mas eu não tenho nenhuma razão para participar ativamente no serviço para nada além de um backup redundante de fotos. Na verdade, é quase mais fácil para mim ir procurar algo meu backup no Dropbox do que no Flickr. E se, por acaso, o Flickr tornar a minha enorme coleção de fotos mais útil e acessível? Eu poderia pensar em entrar com mais frequência.

Existem também alguns novos recursos interessantes, como o download em massa, a edição em massa e a classificação manual mais fácil. Para todos os detalhes, confira o blog do Flickr.

A nova atualização parece ótima, mas para reiterar o que dissemos mais de uma vez, ainda precisamos esperar para ver se os novos recursos vão realmente torná-lo um serviço de imagem verdadeiramente popular ou se ele vai continuar a ser o portal de entusiastas respeitável que sempre foi.

[Flickr via The Verge]