_Eletrônicos

O futuro da Gore-Tex

A Gore-Tex está a ponto de dar outro passo à frente em seu domínio de peles artificiais para clima molhado. Agora, eles podem misturar camadas externas com camadas estrangeiras internas, que resultam em dois resultados formidáveis.

A Gore-Tex está a ponto de dar outro passo à frente em seu domínio de peles artificiais para clima molhado. Agora, eles podem misturar camadas externas com camadas estrangeiras internas, que resultam em dois resultados formidáveis.

Os materiais de revestimentos mais resistentes da Gore-Tex sempre tiveram que ficar sozinhos, dando a impressão que você estava vestindo um lençol enrugado ou um saco de lixo (sem o suor acumulado, é claro). Eles estão pegando seus revestimentos de três camadas e ligando-os a materiais de forro internos interessantes em uma extensão de sua tecnologia de “mapeamento de conforto”. Assim, se o peito e as costas precisam de isolamento, eles podem atar um pouco de lã no local; ou couraças acolchoadas nos cotovelos e ombros; ou um forro antimicróbio nas axilas. A qualidade substituída não é nova, mas antes o mapeamento de conforto envolvia costurar, abrindo o caminho para potenciais costuras feias e vazamento de água. Agora eles utilizam uma prensa térmica para unir as camadas, de modo que não haja marcas de buracos extras nas camadas externas, e coisas como bolsos agora podem ser costurados nos materiais internos sem a necessidade de fazer furos. Os materiais serão respiráveis, mas não tão respiráveis quanto as camadas desprotegidas de Gore-Tex às quais estamos acostumados. Mas seria legal poder usar uma jaqueta enquanto estivesse tirando algumas roupas de baixo (eu vou querer uma calça com acolchoamento interno na bunda e no joelho, por favor).

A outra tecnologia se chama X-trafit. A maioria das luvas com múltiplas camadas fica com algumas partes viradas pra dentro quando são tiradas. Além disso, luvas com múltiplas camadas da Gore-Tex têm mobilidade, agarre e sensibilidade de dedos reduzidas devido à fricção de uma camada contra a outra. As luvas X-trafit fundem o interior e a membrana, enquanto um material colante entre o revestimento interno e o externo dá a sensação de a coisa toda ser uma única peça de material. A única desvantagem é que essas luvas não serão tão quentes como aquelas com muitos componentes diferentes.

Sair da versão mobile