_Tecnologia

O giroscópio do seu smartphone pode ser usado para espionagem

O giroscópio dentro do seu smartphone é excelente para jogos, especialmente os de corrida. Mas você sabia que ele também pode ser usado para bisbilhotarem suas conversas? Pesquisadores da Universidade de Stanford, em parceria com o grupo de pesquisa de defesa israelense Rafael, desenvolveram uma maneira de transformar o giroscópio de smartphones em um microfone. […]

O giroscópio dentro do seu smartphone é excelente para jogos, especialmente os de corrida. Mas você sabia que ele também pode ser usado para bisbilhotarem suas conversas?

Pesquisadores da Universidade de Stanford, em parceria com o grupo de pesquisa de defesa israelense Rafael, desenvolveram uma maneira de transformar o giroscópio de smartphones em um microfone. Eles apresentarão as descobertas durante a conferência de segurança Usenix que será realizada na semana que vem.

A descoberta deles é a seguinte: não apenas os giroscópios são sensíveis à vibração do smartphone (para detectar a orientação do dispositivo, por exemplo), como eles também podem captar e frequência da vibração do ar em torno deles. Isso é o que eles conseguiram fazer, de acordo com artigo da Wired:

Isso funciona bem o suficiente para pegar uma fração das palavras ditas perto de um smartphone. Quando os pesquisadores testaram os truques de espionagem de giroscópio para captar números de um a dez e a sílaba “oh” – uma simulação do que seria necessário para roubar um número de cartão de crédito, por exemplo – eles conseguiram identificar até 65% dos dígitos falados na mesma sala em que o dispositivo se encontrava. O truque também consegue detectar o gênero da pessoa que fala com até 84% de precisão. Ou pode distinguir entre cinco diferentes pessoas falando em uma sala com 65% de certeza.

Apps normalmente precisam pedir permissão a usuários para acessar certos componentes de hardware de dispositivos – o microfone, ou o chip GPS, por exemplo. Mas acesso ao giroscópio não exige nenhum tipo de permissão. [Wired]

Sair da versão mobile