Acompanhar notícias pode ser uma tarefa complexa, pois temos muitas fontes de conteúdo e às vezes fica difícil saber o que está rolando fora de nossa área de interesse. O app sueco Squid tem como proposta facilitar isso ao reunir as histórias mais relevantes do Brasil e do mundo. E agora, o Gizmodo Brasil também está no aplicativo como uma das fontes.

Como boa parte dos apps de notícia, o Squid, após ser instalado, pergunta os assuntos que mais interessam ao usuários para destacá-los. Porém, ele não conta com nenhum tipo de cadastro por parte do usuário ou propagadas. É só instalar e começar a usar.



As notícias dos temas selecionados aparecerão em “Início”. É possível também navegar por outras editorias de interesse, como “Principais notícias”, “Ciência”, “Mundo” e “Tecnologia” — aí, depende dos temas que você escolher. É possível acrescentar ou remover temas quando você quiser.

Para quando estiver sem tempo, dá para salvar os artigos para ler posteriormente. Ao abrir as notícias, basta você tocar no ícone de uma bandeirinha, que elas ficarão salvas na aba “Coleção”.

Caso você se depare com algum site que não lhe agrade, é possível também fazer com que não apareçam os conteúdos dele pra você. Para fazer isso, basta entrar na notícia e tocar no ícone    ⃠ no lado esquerdo inferior.

Durante a leitura, é possível também fazer personalizações para enviar artigos para amigos. Para isso, clique no ícone de lula (squid em inglês é lula) ao abrir uma notícia, e ele abrirá uma interface para fazer anotações no texto.

App Squid

Além de fornecer notícias de diversas fontes, o Squid também conta com uma funcionalidade para auxiliar quem estiver aprendendo inglês. No caso, eles têm uma newsletter, voltada para alunos e professores de inglês, com artigos selecionados pela plataforma.

O Squid está disponível para Android, iOS e Huawei App Gallery. O app está concorrendo ao Choice Awards, como melhor aplicativo. Caso queria votar, cá está o link.