Você deve saber que o Google não cobra nada pelo Android. Você deve imaginar que desenvolver o Android custe muita grana pro Google. Bem, o CEO Eric Schmidt disse à Newsweek que os celulares com Android já geram receita de propaganda o suficiente para cobrir os custos do Google.

E o Google poderia ganhar dinheiro de outras formas: por exemplo, criando uma loja online para vender música e vídeos no celular. Com rumores da Google Music e de seu lançamento com a próxima versão do Android, isto parece ser mais que uma leve possibilidade. Então sim, o Android dá dinheiro e pode gerar ainda mais receita. Da Newsweek:

Schmidt vê o dia em que existirão 1 bilhão de aparelhos com Android no mundo, e nota que se o Google conseguir ganhar apenas US$10 de cada usuário por ano, isso seria um negócio de 10 bilhões de dólares. Isso é muito dinheiro até mesmo para o Google, cuja receita este ano deve ficar em US$21 bilhões.

O Google pode estar se aventurando em outros negócios – de sistemas operacionais a energia elétrica – mas a grana mesmo vem da propaganda. E não se esqueça disso. [Newsweek; imagem via]