Essa é uma dica para aquele momento que é preciso escanear um folheto ou um cardápio e só tem o celular na mão. O app Google Lens pode ser usado para copiar qualquer tipo de texto que aparece em imagens ou na câmera do celular, o que o transforma em um scanner muito útil em momentos de emergência.

Diferentemente de apps de scanner, o Google Lens não transforma o arquivo em PDF logo após editá-lo, mas permite que o usuário copie o texto e transfira para onde quiser, seja um documento do Google ou navegador.

Tudo isso é possível graças à tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que é capaz de reconhecer caracteres em imagens e transformá-los em textos editáveis por computador.

Como fazer

Para começar a digitalizar documentos, textos em embalagens de produtos ou em qualquer superfície capturada pela câmera basta baixar abrir o Google Lens, que já vem instalado na maioria dos dispositivos Android. Caso o usuário não tenha o app, é só fazer download do aplicativo na Play Store.

Usuários de iPhones não têm uma versão do Lens pensada para o sistema iOS, mas podem usar o recurso através do aplicativo do Google. Após baixar e abrir o app é só selecionar o ícone do Lens na barra de pesquisa para começar a digitalizar textos.

Ao abrir o app, o usuário precisará procurar e clicar na opção “texto”. Ao fazer isso, perceberá que todo o texto visualizado pela câmera se tornará selecionável. O usuário pode selecionar os trechos que quiser e copiar para onde desejar.

Recentemente, o Google Chrome, na versão para PC também recebeu suporte para o Lens, e agora pode reconhecer caracteres em imagens. Para utilizar, é só selecionar uma foto no Google Imagens, clicar com o botão direito do mouse sobre ela e selecionar a opção “pesquisar imagem com Lens”. Com isso, o usuário poderá utilizar os mesmos recursos do app para smartphone.

Assine a newsletter do Gizmodo