_Acessórios

O homem que inventou a tecla Esc

Você provavelmente a usa sem pensar nela. Você pode ter usado hoje, talvez com frustração e raiva, ou talvez sem qualquer emoção. A tecla Escape está presente em praticamente todos os teclados modernos, mas quem inventou? O New York Times resolveu descobrir. Do New York Times: A tecla nasceu em 1960, quando um programador da […]

Você provavelmente a usa sem pensar nela. Você pode ter usado hoje, talvez com frustração e raiva, ou talvez sem qualquer emoção. A tecla Escape está presente em praticamente todos os teclados modernos, mas quem inventou? O New York Times resolveu descobrir.

Do New York Times:

A tecla nasceu em 1960, quando um programador da IBM chamado Bob Bemer tentava resolver um problema de Torre de Babel: computadores de fabricantes diferentes se comunicavam em uma variedade de códigos. Bemer inventou a tecla ESC como uma forma para os programadores alternarem de um tipo de código para outro. Depois, quando os códigos de computador foram padronizados (um esforço no qual Bemer desempenhou um papel de liderança), a tecla ESC se tornou uma espécie de botão “interromper” no PC – uma maneira de cutucar o computador e dizer: “Para com isso”.

Hoje, talvez o uso mais comum da tecla – pelo menos entre usuários experientes – seja na combinação CTRL + SHIFT + ESC. Felizmente, ela não é quase abandonada como as teclas SysRq ou Scroll Lock, então ela merece um pouco de respeito por ter sobrevivido por cinco décadas, não?

Mas sabe onde não tem tecla ESC? No seu smartphone. E talvez seja o início de algo maior: Joseph Kay, do Nokia Research Center, diz ao NYT que “será interessante ver se em 10 ou 15 anos toda a ideia de um teclado vai parecer estranha”. Lembra quando a gente digitava as coisas? [New York Times]

Sair da versão mobile