Desde que surgiu lá em 2010, o Instagram ficou conhecido por ser uma boa ferramenta de compartilhamento de fotos. Mas essas fotos (e depois vídeos) precisavam ser quadradas. Agora isso mudou.

>>> Ele está crescendo: Instagram aumenta a resolução das fotos de 640 para 1080 pixels

Em um post feito no blog oficial do serviço, a equipe do Instagram anunciou o fim da restrição a imagens quadradas. Então agora você pode postar fotos em outra proporção! No caso, está liberado o uso de imagens em modo retrato ou paisagem. E foi só eu abrir uma vez o app para logo de cara encontrar alguém que já fez uso da novidade – no caso, era o perfil oficial de Star Wars postando um teaser do sétimo episódio da saga em 16:9.

There has been an awakening… #StarWars #TheForceAwakens

A video posted by Star Wars (@starwars) on

Ao selecionar uma foto ou vídeo na versão 7.5 do Instagram para Android ou iOS, um novo botão aparece com a opção de ajustar orientação e formato da foto. Depois que ela for postada, aparecerá como quadrada na sua lista de fotos.

Fotos do Instagram em novas proporções

A novidade está sendo distribuída com uma atualização do app do Instagram. Caso você ainda não tenha recebido, é bem provável que receba logo. [Instagram]