Com a conferência de desenvolvedores Build, da Microsoft, a apenas dois dias, a empresa revelou um dos anúncios mais esperados do evento: um novo alto-falante assistente Cortana feito pela gigante alemã do áudio Harman Kardon.

• Qual é o grande plano da Microsoft para smartphones?
• [Hands-on] Surface Laptop: a Microsoft finalmente tentará ocupar o espaço do MacBook Air

Vejamos esse alto-falante pelo que ele é: uma resposta ao Google Home e ao Amazon Echo. Ambos os alto-falantes assistentes já estão em lares americanos, ouvindo barulhos, prestando atenção nos hábitos e, no geral, invadindo a vida das pessoas disfarçados de assistentes domiciliares inteligentes. O novo assistente da Microsoft, chamado de “Invoke”, presumivelmente vai fazer as coisas boas, dando atualizações sobre a previsão do tempo e permitindo que você ligue um jazz suave para o seu cachorro apenas com um comando de voz. A Microsoft também espera que sua parceria com a Harmon Kardon signifique que seu alto-falante possa evitar um dos maiores problemas ligados a esses dispositivos: sua tendência de soarem baratos e “metálicos”.

xvaasqpsxzisb8tpxt0y

O Invoke, com a Cortana, terá três saídas de graves e três saídas de agudo, o que, para leigos, significa que ele vai soar muito bem. O assistente também terá sete microfones para ouvir suas ordens.

Além de ter a Cortana, a resposta da Microsoft a Siri e Alexa, a outra grande característica do Invoke serão as chamadas Skype embutidas. Então, além de mandar que ele desligue suas luzes ou que acrescente um evento ao seu calendário Outlook, você poderá mandá-lo ligar para sua mãe, por exemplo, com quem você se recusa a falar por qualquer meio que não seja o Skype. Isso também significa que o Invoke poderia funcionar como um telefone viva voz moderno, recebendo também chamadas pelo Skype. Isso o tornaria potencialmente mais útil que o Echo ou o Home. Esses alto-falantes atualmente existem quase que exclusivamente como fontes de sabedoria online.

hlnz8nkcaoygkmzbhs3o

Embora possam certamente ser divertidos e convenientes, os alto-falantes com assistentes de voz realmente existem apenas para coletar informações de usuários. Quanto mais informação uma empresa tem sobre uma pessoa ou um lar, mais fácil fica vender-lhes algo ou vender informações que coletaram sobre eles. Neste ano, o Google irritou alguns usuários quando usou o Google Home para enviar anúncios indesejados de A Bela e a Fera, da Disney, e a Amazon regularmente nota que tipo de produtos você está comprando quando você os pede via Alexa. Você deve esperar um semelhante envolvimento irritante do alto-falante da Microsoft com a sua vida.

O vazamento desta segunda-feira não é a primeira coisa que ouvimos sobre esse assistente. A Microsoft e a Harman Kardon anteriormente mostraram um pouco do produto em dezembro. Graças à natureza apressada do anúncio desta segunda, mais detalhes sobre o alto-falante Invoke ainda são escassos. Sem dúvidas saberemos mais sobre ele e sobre o plano da Microsoft de cobrir nossos lares com a Cortana durante a conferência Build desta quarta-feira. O Gizmodo vai cobrir o evento de Seattle, então fica ligado para mais atualizações.

Todas as imagens: Harman Kardon