Todo mundo sabia que o iPhone estava chegando, assim como todo mundo sabe que o Apple Tablet está chegando. A coisa engraçada é que (quase) todo mundo errou em todas as previsões sobre o aparelho. Se todos tivessem acertado, o iPhone seria um lixo.

O blog Technologizer fez um resumo da cobertura pré-iPhone do iPhone, e estas são algumas das especulações tragicômicas mais erradas sobre o aparelho:

Tá bom, todos juntos: hahahahahahaha!

Mas espere: veja só isto, de uma reportagem do New York Times de 2002:

E agora vêm sinais de que [Steve] Jobs quer levar a Apple de volta para a terra dos dispositivos móveis, mas desta vez com um aparelho que combina elementos de um celular com os de um PDA da Palm.

Mas analistas da indústria veem pistas de que a Apple está contemplando o que, dentro da empresa, está sendo chamado de "iPhone".

[A]nalistas e pessoas próximas da empresa dizem que o plano já está em andamento, e que pistas estão manifestas em funções e elementos da nova versão do sistema operacional Macintosh.

Então o jornalista John Markoff, do NYT, conseguiu prever que o iPhone seria chamado iPhone e que seria de fato um smartphone. Cinco anos antes de ser anunciado!

O que queremos dizer é que devemos ser cuidadosos com os boatos sobre o tablet da Apple. Percebeu como ninguém imaginava que o iPhone seria completamente diferente dos iPods? E percebeu como todo mundo acha que o tablet só vai ser um iPhone gigante? A gente sabia que o iPhone estava chegando, mas ninguém fazia ideia de como ele realmente era. O que acabou sendo boa coisa: um iPodphone seria praticamente irrelevante. Pode ser que o mesmo se repita com o tablet. Assim espero: eu adoro surpresas. [Technologizer; imagem: © 2004 eye//candy]