Alguém fez essa pergunta quando o pequeno Shuffle foi lançado, então nós tentamos. Bem, não tentamos, mas achamos alguém que o fez: a dulcíssima engolidora de espadas Heather Holiday, do Coney Island Circus.

Heather é uma engolidora de espadas profissional. Alguém sem reflexo de vômito – ou, melhor dizendo, treinada para suprimi-lo enquanto engole espadas de aço de 90 cm garganta abaixo. Sem truques, fumaças ou espelhos. O negócio é real. Eu a vi engolir uma grande colher de sopa por inteiro em um segundo. Ela nem sequer piscou, devorou-o como eu faço com panquecas cheias de cobertura.

Desnecessário dizer, ela tinha as credenciais certas para tentar o nosso teste: engolir o pequeno iPod Shuffle, com seus 4,52 x 1,75 x 0,78 cm, e puxá-lo de volta depois de ouvirmos algumas canções graças ao controle remoto embutido no cabo – que é uma péssima ideia para uso regular, mas ótima para reproduzir música quando alguém tem o aparelho dentro de seu corpo.

Infelizmente, como você pode ver no vídeo, ela não conseguiu fazer isso, pois o iPod Shuffle é muito leve. Além de controlar o reflexo de vômito, a técnica dela usa a gravidade para as espadas descerem. Ela usa os músculos do esôfago para controlar o quão rápido elas entram no corpo, mas é a gravidade que as empurra para baixo. Com o iPod Shuffle – que pesa apenas 10,7 g –, isso foi impossível. O aparelho apenas ficava lá pendurado e tinha que ser empurrado com a mão ou um objeto grande – como uma colher – para entrar na garganta. No entanto, não foi possível fazê-lo descer além.

Heather acha que pode engolir o iPod com mais treino – ou talvez empurrando-o com algo maior –, então ela ficou com o aparelho e voltará quando conseguir fazê-lo.

Até lá, eis a resposta para a pergunta: não, não é possível engolir o iPod Shuffle, ainda que ele seja pequeno o suficiente para entrar. Se o iPod Shuffle é à prova de engolidora de espadas, é também certamente à prova de crianças e imbecis.

Foto de Heather Holiday por Roma Steel.

[Página de Heather Holiday]