Será que eu sou uma pessoa ruim por estar aqui desejando que só uma das supostas novidades do iTunes 9 voltadas para mídias sociais se torne verdade?

Isso é o que temos até agora, a maior parte vinda do Boy Genius:

  • Integração com Blu-Ray para casar com o suporte a Blu-Ray dos próximos Macs — o iTunes 8.2, se você bem lembra, já meio que apontava nessa direção;
  • Capacidade de reorganizar os seus aplicativos de iPhone/iPod Touch de várias formas (este é aquele único que eu realmente quero);
  • Integrações com vários sites sociais: Este parece que será um pouco tímido no início — mas mais avançado que, digamos, a integração do iPhoto com o Facebook (esperamos que seja também menos ruim) –, mas cresceria muito no futuro, à medida que for se integrando com um novo aplicativo "Social" que a Apple lançará no futuro para juntar toda a sua atividade social em um único programa. No lançamento, o componente social do iTunes 9 — que vai cobrir Facebook, Twitter e Last.fm — fará coisas como compartilhar a música que você estiver ouvindo (remote streaming?) e atualizar todos os seus vários status nesses sites.
  • Cocktail — o plano da Apple para reviver o formato de álbum musical, com "um novo tipo de material interativo para os álbuns, incluindo fotos, letras e anotações que permitem aos usuários clicarem em itens que eles considerem interessantes", de acordo com o Financial Times.



Vamos olhar para as probabilidades. O Blu-Ray parece possível, ainda que não muito, dado o que vimos no 8.2. Reorganizar a sua coleção de aplicativos é uma adição lógica e útil. E o rumor do Cocktail vem do respeitável Financial Times, e ganha força pelo papo de que as gravadoras musicais estão trabalhando no seu próprio formato de álbum digital depois da Apple ter rejeitado a sua proposta inicial.

Os componentes de redes sociais, como integração com Last.fm, também fazem sentido. As pessoas nunca fizeram tanto streaming de música, diminuindo a quantidade de downloads de pouco a pouco. Apesar do Pocket Lint ter descartado supostas imagens dessa integração já em ação, ainda nos parece mais do que possível. E as integrações com Twitter e Facebook também fazem bastante sentido. O próprio iPhoto já se integra com Facebook (muito mal, mas se integra).

Quanto ao novo programa "Social" da Apple, que supostamente trará todas as suas redes sociais em uma única interface, ainda teremos que esperar pra ver. Será uma experiência nova para a Apple, certamente. Curiosamente, estamos falando da mesma Apple que "resistiu" à ideia de integrar o Facebook no seu sistema operacional. Se bem que a Apple falando mal de alguma coisa jamais foi indicação certeira de que eles mudarão de opinião.

Mas, por Deus, que monstro gigantesco que o iTunes está se tornando. Eu realmente espero que a Apple use um dos ícones que vocês sugeriram. [BGRFT]