_Tecnologia

O maior avião de carga do mundo consegue engolir um 737 inteiro

Se você precisar fazer um avião de passageiros atravessar um continente sem voar nele, ou carregar uma nave espacial para o seu local de lançamento, ou ainda mandar o palco enorme da turnê de Snoop Dog para a Nigéria, você vai precisar da maior e mais forte aeronave do mundo: a Antonov An-225. A Antonov […]

Se você precisar fazer um avião de passageiros atravessar um continente sem voar nele, ou carregar uma nave espacial para o seu local de lançamento, ou ainda mandar o palco enorme da turnê de Snoop Dog para a Nigéria, você vai precisar da maior e mais forte aeronave do mundo: a Antonov An-225.

A Antonov An-225 Mriya é, simplesmente, a maior aeronave do mundo. Com 84 metros de largura, envergadura de asa de 88,4 metros e com capacidade de aguentar até 640 toneladas, ela pode engolir um 737. Quando estreou em 1988, a An-225 era 50% maior do que qualquer avião existente. Continua sendo a maior aeronave operacional em termos de largura e envergadura de asa hoje.

Projetada no fim da Guerra Fria, a An-225 foi construída para substituir a Myasishchev VM-T para carregar a nave espacial Buran da União Soviética entre lugares de lançamento e pouso. A An-225 é baseada na antiga An-124 “Ruslan”, mas inclui motores turbofan adicionais, um piso reforçado e um trem de pouso mais forte com 32 rodas a mais do que seu antecessor. Ao todo, a An-225 usa seis turbofans Progress D-18, cada um produzindo 229kN de propulsão para transportar grandes quantidades de carga. Esta aeronave enorme tem o recorde mundial de transporte aéreo de um único item – uma gerador de energia a gás com 189.980kg – e um peso total de 253.820kg.

A An-225 carrega e descarrega através da parte da frente – a rampa traseira e porta de carga foram removidas para economizar peso – e ela realmente se ajoelha para as coisas entrarem, permitindo entregas sendo feitas diretamente para o compartimento de cargas e facilitando o posicionamento da carga. A Mriya também é diferente da antiga Ruslan na montagem da traseira. Ela usa uma cauda dupla – em vez de apenas uma – que permite carregar itens externos com até 200.000kg.

A primeira, e única, An-225 completa fez o primeiro voo em dezembro de 1988. Uma segunda aeronave chegou a estar 65% completa e planos para a construção de outras foram abandonados quando a União Soviética entrou em colapso em 1991. O programa espacial Buran foi cancelado, assim como os contratos com a Antonov, e então a única An-225 e a outra que estava pela metade foram desativadas em 1994. Depois de sete anos em segredo, a An-225 completa foi retirada de onde estava guardada e remodelada para uso comercial transportando cargas superdimensionadas em longas distâncias.

Muito se discute em relação a completar ou não a segunda Mriya, mas por enquanto ela continua guardada até a Antonov conseguir os US$ 300 milhões para finalizar o projeto. Mas considerando que a empresa acabou de reiniciar a produção da An-124, não é difícil imaginar que um dia a An-225 voltará a ser produzida.

[The Aviationist – FAI – Wikipedia – Airliners – Sometimes Interesting – Image: Ralf Manteufel/ Airliners]

Sair da versão mobile