Este pode ser o primeiro canivete militar suíço do mundo. Incrivelmente parecido com os multi-ferramentas modernos, ele tem ao menos seis funções distintas e é originário do Império Romano por volta do ano 200 D.C.. 

Se os nossos canivetes de MacGayver hoje, com alicate, chave-de-fenda e coisas parecidas, funcionam mais para consertar coisas, este antecessor romano é mais útil para apreciar os prazeres da comida. A ferramenta inclui um espeto que historiadores imaginam que era usado para tirar as lesmas de suas conchas/caracóis (sem cara de nojinho: escargot ainda é chique, ok?).  Uma espátula era usada para facilitar a retirada de molho de garrafas.



É claro que a ferramenta ainda inclui um garfo, colher e faca par a hora da refeição, bem como um palito de dentes. O bacana é que todas as ferramentas parecem dobráveis para ficar na parte que seguramos, do mesmo jeito que os canivetes suiços que usamos hoje.

O canivete foi achado no Mediterrâneo há quase 20 anos, então tecnicamente isso não é suíço, e é quase 1.700 anos mais velho que o famoso canivete suíço militar, inventado em 1897. 

Esse gadget antiquíssimo está sendo exposto como parte da coleção de artefatos gregos e ramnos no Fitzwilliam Museum em Cambridge, Inglaterra. [Daily Mail]