_Cultura

O making-of de Loki mostra 14 fatos que você não sabia sobre a série; veja quais

O episódio já está no Disney+

Depois de assistir ao novo episódio da Disney+ que aborda o making-of de Loki da Marvel, você terá uma lista completa de mais filmes para acompanhar. O episódio dos bastidores, que é o mais recente da série Assembled e que já abordou WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal, está repleto de fatos e revelações fascinantes sobre o curioso show estrelado por Tom Hiddleston. Há contexto histórico, além de informações sobre o design, produção e escopo do programa. E, sim, muitos filmes clássicos serviram de inspiração para o programa.

1. A Hora Loki

Imagem: Marvel Studios

Já que Loki é uma série sobre tempo e cronogramas, é possível que o making-of revele o cronograma que a série irá seguir. A produção no Loki começou em 10 de fevereiro de 2020, e terminou 299 dias depois. São 7,176 horas, ou 430.560 minutos de tempo, em que a equipe teve que se preocupar com a produção. Após a edição, o resultado são seis episódios totalizando 280 minutos e 17 segundos. Isso é muito sobre Loki, levando em conta que, nos últimos 10 anos, ele esteve na tela no MCU por menos de duas horas.

2. Obrigado, Comic-Con

Captura de tela: Disney+

Após o sucesso de Os Vingadores, o produtor Kevin Feige sugeriu que Tom Hiddleston subisse ao palco no Hall H da Comic-Con, em San Diego, com traje completo, para iniciar o painel da Marvel em 2013. O momento, desde então, se tornou uma lenda e, para Hiddleston e todos na Marvel, foram essa energia e reação que impulsionaram Loki a se tornar um personagem ainda mais importante nas histórias do MCU.

3. As ideias iniciais

Imagem: Marvel Studios

Um seriado como Loki não se torna um sucesso sem pessoas criativas no comando. Na série, dois dos nomes mais importantes foram o escritor principal Michael Waldron e a diretora Kate Herron. Waldron revelou que sua proposta inicial para o programa era que, embora todos esperassem que Loki passasse no tempo à la Quantum Leap, ele queria fazer algo completamente diferente. O agente da Herron disse a ela que o encontro com a Marvel era informal e não reservava nada demais. Ela ignorou isso e preparou um argumento tão elaborado que a Marvel soube que havia encontrado a pessoa certa.

4. Uma montagem exclusiva?

Captura de tela: Disney+

Há um momento no episódio que inclui uma cena de Waldron em frente a um quadro branco com todo tipo de informação. No meio, está uma lista que inclui o que parece ser uma montagem que não aparece na série – Loki realmente conseguindo a Joia do Infinito. (Acontece no tempo 7:47, se você quiser aumentar o zoom.)

5. A AVT revelou 

Foto: Marvel Studios

Ao projetar a sede da AVT, várias coisas foram consideradas. Era para ser tátil e fundamentada, mas também estar atenta à hierarquia da empresa, que vai de caçadores (como o B-15) a analistas (como Mobius), juízes (como Renslayer) e, é claro, os Time Keepers. É por isso que o prédio sempre tem níveis, tetos baixos, etc. Tudo fica um em cima do outro. E – alerta de filme – a inspiração veio de outros filmes com grupos sobrenaturais e onipotentes como Defending Your Life, Brazil – o Filme, e Beetlejuice.

6. Contagens de mortes da B-15

Foto: Marvel Studios

Embora isso não seja óbvio na série, B-15 (interpretada por Wunmi Mosaku) tem uma série de marcas  em seu capacete. Isso representa o número de pessoas que ela matou ou, em termos Loki, podou.

7. História das portas

Foto: Marvel Studios

Foi difícil decidir-se pela aparência das portas que a TVA usou para navegar entre as linhas do tempo. Elas precisavam ter uma aparência atemporal que não fosse muito futurista nem muito arcaica. No caminho para essa descoberta, cerca de 150 projetos foram considerados. No fim das contas, a inspiração veio das sequências de treinamento em ‘Duna’, de David Lynch (1984).

8. Estilo da luta

Foto: Marvel Studios

O estilo de luta de cada um em Loki foi criado com todos os traços do personagem em mente. Por exemplo, quando Loki luta, ele é mais fluido e elegante porque ele cresceu em Asgard e teve treinamento. Sylvie, entretanto, é mais crua e selvagem porque ela teve que aprender suas habilidades ao longo do caminho enquanto vivia escondida na linha do tempo.

9. Shuroo

Foto: Marvel Studios

Shuroo é o nome da cidade no final do episódio três, “Lamentis”, onde Sylvie e Loki tentam escapar, mas não conseguem. Grande parte dessa ação foi planejada para ser apresentada em uma única tomada, mas isso tem muitos poréns. Por exemplo, o planejamento da gravação demorou muito mais do que outros – cerca de um ano. Naquela época, decidiu-se que a única maneira de filmar totalmente uma tomada, conforme planejado, era construir a cidade inteira em 360 graus, o que aconteceu no backlot do estúdio em Atlanta. Hiddleston disse que foi um dos sets mais elaborados em que ele já esteve e provavelmente o maior em que já esteve no MCU. Ah, e embora a tomada pareça uma única cena, ela consiste em cerca de oito cenas juntas.

10. Um ‘vazio’ de aparência familiar

Foto: Marvel Studios

A ideia para o Vazio  no episódio cinco, “Journey into Mystery”, veio inteiramente da mente de Herron. Ela queria um lugar monótono e de aparência desolada. Quando ela chegou ao set já construído,  brincou dizendo que basicamente tinham montado sua casa na Inglaterra – algo que membros ingleses que fizeram parte da gravação concordavam.

11. As Variantes

Foto: Marvel Studios

Assembled mostra um pouco sobre as várias versões que Loki encontra no Vazio. Para o Loki Clássico, Richard E. Grant foi a primeira e única escolha – seu rosto foi usado até mesmo em arte conceitual. Deobia Oparei, que interpretou oLoki do Martelo”, disse que seu papel não exigiu muita atuação porque o traje fez a maior parte do trabalho. Quanto ao Loki Jacaré (aquele que foi vacinado), muito já foi dito e também revevlado, que algumas das referências dele vieram de um jacaré real, chamado Wally, que a equipe da Industrial Light & Magic encontrou. Assista ao vídeo aqui. (Estranhamente, não há menção ao Kid Loki, interpretado por Jack Veal.)

12. Alioth 

Captura de tela: Disney+

Alioth, a tempestade assassina que devora tudo no Vazio, teve algumas inspirações. Relâmpagos térmicos, erupções vulcânicas, e também Tubarão. Herron queria explorá-lo ao máximo até que estivesse pronto..

13. Aquele que Permanece

Foto: Marvel Studios

Tudo sobre Aquele que Permanece (Jonathan Majors) e a cidade em que reside foi inspirado em um filme. O prédio em si, aparenta com Grey Gardens ou Crepúsculo dos Deuses – filmes com espaços grandes e solitários para os personagens viverem.

Mas o próprio personagem, foi muito além disso. O Mágico de Oz, Cidadão Kane e A Fantástica Fábrica de Chocolate, e, mais uma vez, Crepúsculo dos Deuses. Além disso, cada peça de seu guarda-roupa é de uma época diferente, mostrando há quanto tempo ele está por aí.

14. O futuro é agora

Captura de tela: Disney+

Embora os espectadores tenham imaginado e os criadores tenham dito isso em entrevistas, este making-of confirma algumas coisas. Um, que as ações de Sylvie e Loki aqui “florescem” a próxima fase do Universo Cinematográfico Marvel. Dois, que a variante que Aquele que Permanece tem mais medo é o famoso vilão Kang.

Sair da versão mobile