Criada pelo antropólogo Félix Pharand, esta imagem da Terra mostra áreas urbanas, rotas de navegação, estradas globais e redes aéreas. E nos dá uma boa ideia de quão grande é o impacto físico que nossa espécie tem feito neste planeta.

Na verdade, o impacto é tão grande que os cientistas cogitam começar uma nova era geológica: o Antropoceno.

O nome da nova era (antropo significa humano e ceno significa novo) faz referência ao efeito que os humanos causaram aos ecossistemas da Terra, incluindo a trnasformação de terras e da vida ao nosso redor. Eu acho um pouco exagerado — já que a Terra provavelmente pode acabar com qualquer vestígio de nossa existência em alguns mil anos — mas acho que faz sentido, dadas as circunstâncias atuais.

Pharand me disse que “o Antropoceno tem grandes chances de se tornar o nome oficial de nossa era. Em junho de 2009, uma nova equipe foi incumbida de examinar a possibilidade de reconhecer uma divisão do Antropoceno dentro do Holoceno ou realmente separado”. O novo nome pode ser oficializado nos próximos meses, em Brisbane, na Austrália, caso a Comissão Internacional de Estratigrafia aceite. [Obrigado, Félix!]