_Tecnologia

O menor sensor solar do mundo pode funcionar para sempre

O menor sensor solar do mundo é mil vezes menor que sistemas padrão, e sob as condições certas, ele pode durar para sempre.

O menor sensor solar do mundo é mil vezes menor que sistemas padrão, e sob as condições certas, ele pode durar para sempre.

De acordo com o professor de engenharia elétrica David Blaauw, que participou do projeto na Universidade de Michigan:

Nosso sistema pode rodar quase que perpetuamente, se exposto periodicamente a condições razoáveis de iluminação, mesmo em espaços fechados. O único fator limitante dele é o desgaste da bateria, mas a bateria pode durar por muitos anos.

As medidas são impressionantes 2,5 x 3,5 x 1 milímetro. O sensor usa um processador ARM Cortex M3 e consome cerca de 2.000 vezes menos energia em modo de espera que os produtos comerciais atuais. O consumo médio total de energia é menos um bilionésimo de watt. E apesar de precisar de meio volt para operar, sua bateria Cymbet tem saída de quase 4 volts.

Não só este sensor é um impressionante feito da engenharia, como ele poderia um dia ser usado em diversas práticas médicas, e poderia até ser colocado no corpo e funcionar com calor ou movimento. Mas, por enquanto, fiquei impressionado mesmo é com o tamanho diminuto dele. [PhysOrg via Inhabitat]

Sair da versão mobile