Blockchain talvez seja o recurso mais interessante da criptomoeda, com sua capacidade de registrar transações com segurança e publicamente. Considerando que o mercado de ações é uma confusão de troca de negociações, usar o blockchain para essas transações pode ser uma ideia surpreendentemente boa.

O Overstock.com é uma loja online que abraçou o Bitcoin e o blockchain, e agora está levando o amor à criptografia a um novo nível: com aprovação da Comissão de Valores Mobiliários (SEC, na sigla em inglês) dos EUA, o Overstock planeja emitir títulos púbicos. É um grande passo para o blockchain como tecnologia, considerando que até hoje se manteve limitado ao Bitcoin.

O blockchain é uma plataforma para tornar registros de transações publicamente disponíveis e que não pode ser modificado. Usuários podem escrever transações na cadeia (e elas são verificadas por uma vasta rede de computadores), mas não podem, posteriormente, eliminar essas entradas. Na ausência de um banco central, é isso o que mantém o Bitcoin funcionando.

Nas mãos do Overstock, o mesmo sistema pode equipar a transação de ações, através de uma subsidiária chamada TØ.com. A empresa não anunciou exatamente quando vai começar a vender esses títulos, mas o CEO Patrick Byrne disse à Wired que “está na lista de prioridades para 2016”. [Wired]