O Facebook liberou hoje um novo app para compartilhar imagens para iPhone e iPod touch chamado Facebook Camera. E ele parece bem familiar!

Então, por que o Facebook gastou US$ 1 bilhão no Instagram? Seu novo produto é curiosamente similar à recente aquisição. Apresentado como uma ferramenta para enviar e compartilhar fotos na rede social, o Facebook Camera também inclui 15 filtros e várias opções básicas de edição e recorte. A diferença é que suas fotos vão direto para o Facebook em vez de serem adicionadas a uma conta no Instagram, e que você pode publicar várias fotos de uma vez só.

Ele pode ser apenas um passo rumo à unificação. Um representante do Facebook nos disse que eles “podem ver elementos do funcionamento do Camera a caminho do app principal”, o que significa que num futuro próximo os dois devem se transformar em um só.

Você pode baixar o app aqui. Ele é tão parecido com o Instagram que faz a compra da gigante parecer um mero capricho. E também pode significar a morte do seu antigo app favorito. [App Store via Facebook Camera via New York Times]