_Gmail

O novo layout do Gmail: como vai ficar e quando chega

Com uma interface mais moderna, Google promete um ambiente mais integrado no Gmail, com acesso facilitado a outros aplicativos da empresa.

O novo layout do Gmail: como vai ficar e quando chega

Imagem: Unsplash/Reprodução

O Google começou a liberar para os usuários o novo layout web do Gmail.

A nova interface foi anunciada pela primeira vez pelo Google em junho de 2021. A mudança faz parte dos planos da empresa em criar uma plataforma unificada que reúne não apenas o serviço de e-mail, mas também os aplicativos Chat, Meet e Spaces.

Muito além da simples integração, o novo visual também permite alternar entre os diferentes aplicativos sem precisar abrir novas guias ou janelas.

Para isso, cada aplicativo terá um espaço dedicado no menu principal do Gmail (à esquerda da tela). O menu de cada um desses aplicativos é exibido em um painel dobrável, com o mesmo podendo ser ocultado a qualquer momento.

Vista do novo layout do Gmail. Imagem: Google/Divulgação

Outras novidades no Gmail

A partir de agora, quando o usuário receber uma nova mensagem do Chat ou do Spaces, uma bolha de notificação aparecerá no canto inferior esquerdo da tela. Ao clicar nela, uma tela de visualização da mensagem é exibida.

Também será possível visualizar uma lista completa de conversas em uma única tela, por meio de janelas pop-ups, facilitando a navegação.

Nos próximos meses, o Google promete ainda que será possível realizar buscas por mensagens nas conversas por meio da barra de pesquisa do Gmail.

“Esperamos que esta nova experiência torne mais fácil para você ficar por dentro do que é importante e fazer o trabalho mais rapidamente em um único local focado”, afirma o Google em comunicado.

Uma demonstração (em inglês) da nova interface foi disponibilizada pelo Google e pode ser vista abaixo.

Quando o novo layout chega?

A nova interface está sendo liberado aos poucos para todos os usuários, tanto das contas pessoais como dos usuários do Google Workspace, com exceção dos clientes do pacote “Essentials”.

Entre fevereiro e abril deste ano, a novidade estará disponível para testes, com os usuários podendo optar por utilizar o novo layout. A partir de abril, os usuários que não ativarem a nova interface serão migrados de forma automática, mas ainda poderão reverter para o visual clássico.

A expectativa é que até o final do ano a opção de layout se torne padrão no Gmail, sem a possibilidade de reversão.

Aqueles que desejarem ativar a nova interface podem fazê-lo por meio do botão da engrenagem. Em “Configurações Rápidas”, selecione a opção “Experimentar a nova vista do Gmail”. Ao atualizar a tela, o novo padrão visual será carregado.

Para voltar ao layout clássico, basta repetir o processo e clicar em “Voltar à vista original do Gmail”.

 

Sair da versão mobile