_Eletrônicos

O novo SSD de 16 terabytes da Samsung é o maior disco rígido do mundo

Mais do que o maior SSD do mundo, o novo disco de 16 terabytes da Samsung é o maior disco de armazenamento do mundo.

Ficaram para trás os dias em que precisávamos sacrificar espaço em nome da velocidade nos discos SSD para laptops. Durante a Flash Memory Summit na Califórnia, EUA, a Samsung apresentou um novo disco SSD de 2,5 polegadas com incríveis 16 terabytes de espaço de armazenamento. Ele não é apenas o maior SSD do mundo – é também o maior disco rígido do mundo.

Como a Samsung conseguiu fazer isso? Dentro do SSD PM1633a você encontra pilhas e pilhas das da recente memória flash NAND 256Gbit da empresa, que conta com o dobro da capacidade das atuais de 128Gbit. De acordo com cálculos do Ars Technica, deve ter algo entre 480 e 500 dessas memórias dentro do novo SSD da Samsung. O mais impressionante é que apesar disso ele segue usando uma carcaça de 2,5 polegadas, mas que provavelmente é um pouco mais alta do que em outros discos.

Quanto vai custar um disco desses? Ele será caro – as primeiras unidades devem custar entre US$ 5.000 e US$ 7.000 e serão usadas em servidores e outras aplicações corporativas. Mas com o passar do tempo, como acontece com toda tecnologia, esses SSDs enormes certamente ficarão mais baratos e acessíveis para consumidores – esperamos que a tempo de atender nossa demanda por downloads de filmes em 4K.

[Golem.de via Ars Technica via SlashGear]

Photo por Golem.de

Sair da versão mobile