O novo protótipo de Veículo Modular Robótico da NASA é um novo tipo de robô produzido em conjunto com a indústria automotiva — e parece divertido demais de dirigir, seja neste planeta ou em qualquer outro do universo.

Modo Veicular Robótico, da NASA

A chave para as habilidades do veículo encontra-se em um conjunto de quatro motores de roda de refrigeração líquida que podem ser ligados de forma independente. Isso também permite aceleração e controle de uma forma que carros convencionais nem sonham em fazer — girar sem sair do lugar, ou entrar de lado em um estacionamento. Não que esse último seja muito útil em Marte.

Essas rodas independentes não são a única tecnologia que aparece por aqui. O veículo completamente elétrico também pode ser controlado remotamente. Mas é o nível de controle do sistema de quatro rodas que faz com que ele seja interessante, permitindo que uma pessoa consiga usá-lo de maneiras diferentes e ainda passar por cima de obstáculos com facilidade.

Módulo Veicular Robótico da NASA

O que se tornará o Veículo Robótico Modular ainda não sabemos. Não é difícil imaginar que parte da sua tecnologia seja empregada em alguma sonda futura, permitindo que astronautas controlem um veículo estando em órbita acima do planeta. Ou, com alguma sorte, seus recursos aparecerão em algum produto comercial. Bem, podemos sonhar. [NASA via The Verge]