O para-quedas que matou seu inventor

No dia 4 de fevereiro de 1912, Franz Reichelt resolveu testar a sua mais recente invenção – um colete para-quedas – na Torre Eiffel. Ele vestiu seu aparato e experimentou dar um passo à frente da beirada do mirante lá de cima.

Ele tinha múltiplas câmeras filmadoras primitivas apontadas contra ele para capturarem esta incrível façanha. O vídeo mostra Reichelt de pé sobre a beirada olhando pra baixo por um longo, longo momento. Obviamente, ele estava nervoso sobre o que estava prestes a fazer, mas sabia que não havia mais volta uma vez tendo ido tão longe. De uma maneira ou de outra, que maravilhosa jogada publicitária teria sido!

Quando ele saltou da beirada ele caiu feito chumbo no chão. O colete deveria se abrir e permitir que ele gentilmente flutuasse até o chão, mas não aconteceu bem como ele pretendia.

Seu colete para-quedas acabou sendo uma invenção totalmente fracassada. Mas Reichelt sem querer inventou outra coisa naquele dia: gravar vídeos de si mesmo realizando algo loucamente idiota e se machucando neste processo. É algo que levou um longo tempo pra pegar, mas podemos dizer sem titubear que neste quesito Franz Reichelt estava verdadeiramente à frente do seu tempo.

Máquinas de Comportamento Mortal: uma semana explorando a relação às vezes difícil entre o homem e a tecnologia.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas