O Facebook, assim como muitas empresas gigantes do Vale do Silício, tem uma mitologia que é usada para doutrinar seus funcionários. Para ajudar a espalhar essa história de origem ancestral, o Facebook listou todos os seus princípios e usou sua gráfica interna para publicar um livro de aforismos no intuito de orientar seus trabalhadores em direção à luz (ao menos é o que eles parecem pensar que estão fazendo).

O Pequeno Livro Vermelho do Facebook

Diversas fotografias do livro foram publicadas no portfólio de Ben Berry. Berry é um designer que antigamente comandava o Analog Research Laboratory do Facebook, um estúdio que tenta encorajar pensamentos não-digitais na empresa de mídias sociais mais poderosa do mundo. Eis como Berry descreve o projeto:

Conforme a empresa do Facebook crescia, enfrentávamos diversos desafios. Um deles era explicar as missões, história e cultura da empresa para novos funcionários. Ao longo dos anos, diversas discussões e debates foram feitos em grupos do Facebook, por email ou pessoalmente. Esses que estavam presentes na época tinham contexto, mas para novos empregados essas informações eram difíceis de se encontrar, mesmo se você soubesse o que estava procurando. Queríamos empacotar muitas dessas histórias e ideias em um único lugar para dar isso a todos os funcionários.

Este livro recebeu o nome de O Pequeno Livro Vermelho, pegando emprestado de uma coletânea de citações do ditador comunista chinês Mao Zedong. Esse panfleto costumava ser carregado citado por membros do partido. Agora dá nome a um livro bonitinho de uma empresa enorme de tecnologia.

O Pequeno Livro Vermelho do Facebook

Os ensinamentos de Mark Zuckerberg vão de coisas superficiais a algumas ideias perspicazes. E, embora o conceito do livro tenha o tom de auto-importância ilusória, muitas das coisas dele soam verdadeiras. Você está certo, Facebook, eu não gosto de você e nem das duas políticas horríveis de privacidade, mas eu continuo com a minha conta porque todos os meus amigos estão no Facebook e eu gosto deles.

O Pequeno Livro Vermelho do Facebook

O Pequeno Livro Vermelho do Facebook

Como outros materiais do tipo que vimos anteriormente, o Pequeno Livro Vermelho do Facebook é maravilhoso. É o tipo de coisa que você gostaria de manter na prateleira junto à sua mesa o tempo inteiro. Era para ser uma lembrança para acolher empregados ao grupo, e lembrar a eles que estamos fazendo um mundo mais aberto e conectado, e isso não é legal? [The Office of Ben Berry via TNW]

O Pequeno Livro Vermelho do Facebook O Pequeno Livro Vermelho do Facebook O Pequeno Livro Vermelho do Facebook