_Post Patrocinado

O poder da tecnologia no processo de aprendizagem

Crianças e jovens do século XXI estão constantemente envolvidos com mecanismos, ambientes e objetos tecnológicos, sejam eles aparelhos eletrônicos monitorados, internet ou até mesmo a televisão. Com isso, a ideia de desvincular a tecnologia de uma geração nativa digital pode ser desastrosa, levando em conta que a comunicação online tem grande protagonismo no desenvolvimento e […]

O poder da tecnologia no processo de aprendizagem

Crianças e jovens do século XXI estão constantemente envolvidos com mecanismos, ambientes e objetos tecnológicos, sejam eles aparelhos eletrônicos monitorados, internet ou até mesmo a televisão. Com isso, a ideia de desvincular a tecnologia de uma geração nativa digital pode ser desastrosa, levando em conta que a comunicação online tem grande protagonismo no desenvolvimento e relações interpessoais do ser humano. Em razão disto, é necessário adaptar  processos antigos para a realidade que nos envolve, mesmo depois que o ensino híbrido se demonstrou presente.

Mas, que o futuro é digital, muitos de nós já sabemos. Até mesmo os mais antigos processos estão sendo aprimorados para as diversas possibilidades ofertadas pelo online. No entanto, essa revolução precisa incluir questões como o ensino e o aprendizado em escolas. A boa notícia é que muito já está sendo feito.

A tecnologia a favor do ensino

Muito se discute sobre a revolução que a tecnologia pode trazer para os ambientes de ensino. Profissionais da área de educação já fomentam estratégias que envolvem o uso de ferramentas e ambientes digitais como método de educação mais eficaz nas escolas onde atuam, atualizando seus métodos pedagógicos. No entanto, ao trazer a leva de inovações tecnológicas, é necessário entender que a implementação necessita ser efetiva para gerar resultados, integrando os equipamentos com o corpo docente e discente de forma que estes sejam aliados e com o mesmo foco.

Quando a implementação é feita de maneira positiva, a utilização de métodos tecnológicos gera estímulos visuais, sensação de conforto e liberdade, além de alimentar a criatividade dos alunos, aumentando o desempenho em questões como leitura, escrita e vocábulo.

Para professores e profissionais da área pedagógica, a economia de tempo vem acompanhada de uma eficácia da aplicabilidade do ensino, incentivando a participação dos estudantes e a absorção de conteúdos, tornando o cotidiano de troca de conhecimentos mais ágil, colaborativo e menos complexo.

Com isso, é importante que todo o ambiente, e as práticas arquitetadas, sejam atrativas para quem aprende. Formatos que conservem a concentração do estudante na plataforma, mantendo-o entusiasmado para cooperar e com o modo motivacional ativado, além de modelos intuitivos e de fácil compreensão podem auxiliar no andamento dos objetivos. Dessa forma, as ferramentas online são vistas como alternativa, já que são mutáveis e altamente personalizáveis para a melhor condução possível.

Soluções para a educação

Entendemos que a implementação de tecnologias pode ser um sucesso para o desenvolvimento da aprendizagem infantil. No entanto, o que fazer quando os recursos não são aplicados da maneira adequada nas instituições de ensino?

O método SAMR, criado e desenvolvido pelo Dr. Rubens Puentedura, na intenção de unir métodos pedagógicos com tecnologia, pode auxiliar com as dificuldades ou falhas durante o processo, dentro do ambiente de aprendizado. O modelo conta com quatro níveis, substituição, ampliação, modificação e redefinição, que promovem uma melhora gradativa na gestão escolar, apresentando  alternativas para estruturar, apresentar e distribuir o conteúdo.

Outro impeditivo para que os ambientes tecnológicos sejam melhor implementados é a falta de conhecimento em relação a fornecedores, plataformas e soluções. Estas devem ser realmente inovadoras e confiáveis, capaz de colocar em prática, no cotidiano da própria instituição ou até mesmo no processo de aprendizado escolar dos filhos toda tecnologia disponível para inovar. Para isso, conheça a HT Solutions!

A HT Solutions

Com 10 anos de experiência no mercado, oferecendo as melhores soluções em tecnologia da informação, a HT Solutions fornece os melhores produtos, serviços e consultorias em união com as maiores fabricantes globais de TI, tudo para ampliar o nível de produtividade em diversas empresas e equipes.

Atuando com a transparência necessária, a HT fornece soluções em infraestrutura, computação pessoal e redes para a otimização de processos. Indo ainda mais além, a empresa conta com uma parceria com o Google For Education, na intenção de ampliar e implementar tecnologia em ambientes escolares, oferecendo planos diversificados, para instituições de ensino interessadas em fazer a diferença em um mundo tecnológico.

Quer aplicar o que há de mais moderno em tecnologias para o aprendizado na sua instituição? Fale com os especialistas da HT Solutions e eleve o nível e as notas dos seus alunos.

Sair da versão mobile