_Física

O presente perfeito para o físico que pensa em 10 dimensões

Comprar presentes pode ser dureza. Se for para alguém especial, mais ainda -- especialmente se essa pessoa trabalhar com física teórica. Felizmente, para o geniozinho que já tem de tudo, há este lindo cristal Calabi-Yau Manifold.

Comprar presentes pode ser dureza. Se for para alguém especial, mais ainda — especialmente se essa pessoa trabalhar com física teórica. Felizmente, para o geniozinho que já tem de tudo, há este lindo cristal Calabi-Yau Manifold.

Mas que diabos é isso, você pergunta. Ora, é uma linda representação de algo que nós, pobres e primitivos humanos, nunca seremos capazes de observar diretamente:

De acordo com a teoria das cordas, o tempo-espaço não é quadridimensional como se esperaria, mas sim composto de 10 dimensões. Acredita-se que as seis dimensões restantes estejam compactadas ou enroladas em um espaço tão pequeno que se tornam imperceptíveis em escalas humanas de visão. O seu tamanho e as seis dimensões fazem com que espaços Calabi-Yau sejam difíceis de se representar graficamente. Mas este modelo mostra um corte tridimensional deste provável espaço para revelar a sua forma e estrutura.

E toda essa diversão multidimensional pode ser sua por apenas 90 dólares! Teoria das cordas na palma da sua mão! Ou um peso de papel bem bonitinho, na pior das hipóteses. [Scientifics Online via MSNBC]

Sair da versão mobile