A câmera de ação mais legal do mundo está prestes a ficar ainda melhor. Acabamos de testar com exclusividade a primeira GoPro com capacidade de capturar imagens em alta definição a 240 quadros por segundo. Nós temos o primeiro vídeo usando uma Hero4 com uma nova atualização de firmware que vai trazer isso e muito mais. Essa filmagem foi feita no X Games de Inverno, neste final de semana, enquanto eu dava uma voltinha de snowboard.

Basicamente, se você tem uma dessas câmeras, você vai pirar quando olhar as imagens.

gif gopro

Camera lenta a 240fps e 720p

Tudo parece melhor em câmera lenta. Mas, até agora, a Hero4 Black não poderia fazer imagens super suaves em slow motion e alta definição ao mesmo tempo. Quando ela foi lançada, as opções eram limitadas a 1080p a 120fps, 720p a 120fps (como foi com a Hero3) ou 480p em 240fps. Esta atualização de firmware conserta isso. O vídeo acima foi todo filmado em 240 quadros por segundo, e depois reduzido para 24fps para criar a sensação cinematográfica que eu adoro. Sim, você pode desacelerar as coisas para além da reprodução a 30fps. Neste caso, o vídeo está sendo reproduzido em um décimo da sua velocidade original.

Em geral, a filmagem fica extremamente suave. Mesmo com a minha mão trêmula e falta de prática, eu fico muito bem em câmera lenta! O único problema é que, ao gravar nessa velocidade, você fica limitado a um estreito campo de visão de cerca de 65 graus. Isso é bom quando você está filmando outra pessoa, mas se você está tentando apontar a câmera para si mesmo, você não vai conseguir pegar muita coisa — é perto demais, mesmo usando um bastão para selfies (eu estava usando bastão 3-Way da GoPro, que dá cerca de 56 centímetros de alcance). Eu acho que há alguma perda de detalhe também, mas é um recurso incrível. No entanto, ele é somente para a Hero4 Black.

[youtube UBSonvhrHug 740 416]

Modo time lapse

A GoPro tem uma função time lapse em suas câmeras desde sempre, mas o problema é que a compilação de centenas de fotos em um vídeo exigia um computador e os macetes básicos de edição de vídeo. Mas você não vai mais precisar disso. O Modo de Time Lapse tira as fotos e faz o corte e a edição automaticamente, direto dentro da câmera, sem precisar de pós-produção. Isto significa que você pode filmar um time lapse enquanto está por aí, transferi-lo para o seu telefone e fazer o upload imediatamente.

Na câmera, você só precisa selecionar o intervalo em que deseja que as fotos sejam tiradas (de uma a cada meio segundo a uma a cada 30 segundos), escolher se deseja o vídeo resultante em 2,7K (numa proporção de 4: 3) ou 4K sem perdas e apertar o botão de gravar. Só isso. É muito mais conveniente. A única coisa que você perde é que ela não salva as fotos como arquivos individuais; é apenas um único vídeo. Na verdade, eu acho que isso é uma bênção, porque mantém os meus cartões SD muito mais vazios, e, claro, você sempre pode disparar o modo time lapse tradicional, se quiser. Essa função estará disponível nas versões Black e Silver da Hero4.

[youtube emvtyuWi3J8 740 416]

Observação: O YouTube atualmente não suporta vídeo 2,7K quando reproduzido em 60fps; por isso, reduzi a velocidade em 40% para obter uma ótima imagem 2,7K a 24fps. É uma pena não poder mostrar a versão na velocidade real. Mesmo assim, clique na engrenagem e assista em 1440p!]

Vídeo 2,7K a 60fps

Para quem não sabe, o vídeo 2,7K é o filho do meio, entre o Full HD de 1080p e e o UHD de 4K. Muitos cinegrafistas gostam dele porque dá alguma margem de manobra para cortar e/ou usar algum software de estabilização na pós-produção (que geralmente corta as bordas). No lançamento da Hero4 Black, ela só podia filmar em 2,7K a 48 fps, o que definitivamente não é ruim — mas 60fps é muito, muito melhor.

Devido às limitações do YouTube (e do Vimeo), não poderemos mostrar a versão na velocidade total do vídeo acima (eles não reproduzem 2,7K a 60fps), mas quando eu vi no meu laptop, a ação era muito detalhada e realmente suave. É uma qualidade de imagem matadora. O que você vê no vídeo acima é a gravação desacelerada para 40% da sua velocidade original, para transformar em 24 quadros por segundo. Não é o super-slow-motion que você tem no modo 720p, mas é o suficiente para ter um efeito muito bom, e isso sem precisar usar efeitos posteriores como o Twixtor (eu nem ligo para isso, aliás). Este recurso também é somente para a Hero4 Black.

Outros extras

Rotação automática. Você sabia que sa GoPro Hero4 Black e Silver têm um acelerômetro dentro? Agora você pode usá-los. Com a nova atualização, mesmo se você virar a câmera de cabeça para baixo (que às vezes é a maneira mais conveniente para montá-la!), ela vai girar automaticamente o vídeo de cabeça para baixo, para você não ter que virar manualmente depois. Já dava para alterar manualmente a orientação, mas isso estava enterrado no fundo as configurações e era terrível de usar.

A rotação automática trava durante a gravação para que não virar acidentalmente no meio de seu vídeo, mas entre fotos, basta girar que o acelerômetro faz a sua parte. Você pode ver que eu filmo em ambos os sentidos no vídeo acima. Bastou um segundo para parar a gravação, ligar a auto-rotação, e começar a capturar as imagens novamente.

Tanto a Black quanto a Silver também estão recebendo um modo burst 30/6. Ele captura uma sequência de 30 fotos em seis segundos. Esta não é uma função que eu me encontrei necessitando desesperadamente, mas hey, se chegar um dia em que você precise disso, já está lá.

Por último, a Hero4 Silver (e a Black, se você tiver o LCD touch BacPac) ganhou uma função que permite adicionar tags de destaque durante a reprodução . Assim, você pode facilmente marcar trechos do seu material que você gostaria de revisitar. Anteriormente, só era possível adicioná-los durante a gravação, o que significa que você tinha que estar constantemente apertando o botão lateral da câmera enquanto tentava filmar. Agora você pode se concentrar no que você está fazendo e deixar para colocar as tags mais tarde, como você se estivesse folheando os destaques do dia.

Então, sim, esta é uma atualização de firmware bastante considerável, e ela chegou na hora certa. A Sony está prestes a lançar a sua Action Camera X100V, uma câmera que filma em 4K e custa US$500 pensa para concorrer diretamente com a Hero4 Black (e ela também filma em 720p a 240fps). Vamos testá-la em breve, mas por enquanto, esta atualização dá ao rei da colina mais algumas jóias para a sua coroa. A atualização chega em fevereiro. Fique atento.