_Carros

O próximo carro elétrico da Nissan terá sons de Blade Runner

A beleza dos carros elétricos são o silêncio que fazem, mas eles não têm o poder de um motor V8 e colocam pedestres em risco por serem tão quietos. Por isso que o Nissan Leaf, a ser lançado no ano que vem, terá um zumbido que lembra um spinner da polícia em Blade Runner.

A beleza dos carros elétricos são o silêncio que fazem, mas eles não têm o poder de um motor V8 e colocam pedestres em risco por serem tão quietos. Por isso que o Nissan Leaf, a ser lançado no ano que vem, terá um zumbido que lembra um spinner da polícia em Blade Runner.

Os engenheiros da Nissan tinham inicialmente a simples tarefa de recriar o som de um motor. Mas, como diz o especialista em ruído e vibração com 30 anos de experiência, Toshiyuki Tabata:

"Nós decidimos que, se vamos fazer isto, se temos que fazer som, então vamos criá-lo de forma bela e futurística. Queríamos algo um pouco diferente, algo mais próximo do mundo da arte."

O som começa automaticamente quando se liga o carro, e se desliga quando a velocidade passa de 20km/h, quando o som dos pneus já basta para chamar a atenção de pedestres.

Claro que não é a primeira vez que vemos este tipo de tecnologia. O carro elétrico da Fisker Karma usará um sistema parecido, criado para soar "como algo entre um carro de Fórmula 1 e um avião". Isso é muito bom, mas prefiro a opção sci-fi. [Nissan via Bloomberg via LA Times]

Sair da versão mobile