O iOS mantém a mesma interface desde que foi anunciado lá em 2007, então talvez esteja na hora da Apple dar uma renovada, certo? O designer australiano Jesse Head também e criou um vídeo para apresentar o seu conceito do que poderia ser o futuro da plataforma da Apple – ou, ao menos, do multitarefa dela.

O vídeo mostra uma visão de como seria um iOS com multitarefa em live tiles. Lembra bastante o falecido WebOS e também algumas coisas que já existem no Cydia, mas seria bem melhor se estivesse ao alcance de todos, e não apenas de quem fez jailbreak no iPhone.



Além dos apps rodando em tiles que podem ser facilmente trocados ou fechados deslizando o dedo na tela – o que não é exatamente uma ideia original – Head também criou uma barra inferior que permite mexer em configurações de brilho da tela, redes móveis, e outras coisas. Ele explica:

“Quanto aos controles de música, um depurador foi excluído já que começaria a borrar a linha entre o switcher e o aplicativo de música real. Minha opinião é que o switcher deveria fornecer controles importantes… começou a tocar um som alto acidentalmente no meio de uma igreja? Use o switcher para pausar ou diminuir o volume.”

Um sistema assim exigiria muito do hardware e poderia tornar o sistema lento, o que é algo que a Apple não costuma fazer. Mas pode ser um bom caminho para uma renovação no iOS, para tornar o sistema novamente empolgante e interessante. [Jesse Head via TechBlock, Gizmodo US]