Os rumores estavam corretos: o PSP2 é real e foi revelado oficialmente pela Sony em evento realizado nessa quinta-feira (27) no Japão. Com o nome de “Next Generation Portable” – ou “Portátil da Próxima Geração”, ele tem lançamento previsto para o fim do ano no Japão, ainda sem preço divulgado.

Vale ressaltar que o aparelho não se chama PSP2: a Sony ainda não tem nome definitivo para ele, mas por enquanto o chama de NGP, ou Next Generation Portable. Conheça mais sobre o NGP:

O Hardware

Já sabíamos de bastante coisa sobre o novo aparelho, graças à boa vontade dos jornais japoneses, e boa parte delas foi confirmada. O NGP usa uma tela de OLED de alta resolução sensível ao toque e maior que a do PSP original. Ele terá dois controles analógicos e um painel sensível ao toque na parte traseira. Agora, as novidades: acelerômetro, garantindo controles por sensor de movimento, e câmeras na frente e atrás. Também foi confirmado o suporte para internet via redes Wi-Fi e 3G e o abandono definitivo dos discos UMD. Em tese, o novo portátil é tão poderoso quanto o PlayStation 3.

Isso não quer dizer, porém, que as mídias físicas estão descartadas. Segundo a empresa, o NGP usa um cartão específico, cuja tecnologia é baseada em memória flash, desenvolvido especialmente para funcionar nessa plataforma – ou seja, outro formato proprietário. Esse novo tipo de cartão guardará informações do jogo, de add-ons e também dos saves, como nos velhos tempos das “fitas”. Não foi revelada qual a capacidade máxima desse novo tipo de mídia mas, pelo menos à primeira vista, ela se parece bastante com os cartuchos do Nintendo DS.

Especificações Técnicas

CPU: ARM® Cortex™-A9 core (4 núcleos)
GPU: SGX543MP4+
Dimensões: Aproximadamente 182 x 18.6 x 83.5mm (largura x altura x profundidade) (provisório)
Touch Pad Traseiro: Multi touch pad
Câmeras: Duas, na frente e atrás
Som: Alto-falantes estéreos embutidos, microfone embutido
Sensores: Sistema de sensor de movimentos de seis eixos (giroscópio de três eixos, acelerômetro de três eixos), bússola eletrônica de três eixos
Navegação: GPS embutido com suporte a Wi-Fi
Botões: Botão guia, Força, Direcionais (Cima, Baixo, Esquerda, Direita), Comandos (Triângulo, Círculo, Quadrado, Cruz, R, L), Analógicos direito e esquerdo, Start, Select, controle de volume
Conexão sem fio: 3F, Wi-Fi IEEE 802.11b/g/n (n = 1×1), Bluetooth 2.1+EDR ?A2DP/AVRCP/HSP)

Talvez, olhando apenas os números, fique difícil de conceber o quanto o NGP é grande. E ele é grande, bem grande:

Os Jogos

Um novo portátil não seria um novo portátil se não houvesse jogos para tal, e nesse quesito a Sony também fez a lição de casa. Uncharted, um dos mais populares exclusivos do PlayStation 3, ganhará uma versão miniatura. Mas não será só Drake a marcar presença no NGP. Foram confirmadas as presenças dos seguintes jogos:

Uncharted
Killzone
WipeOut
Resistance
LittleBigPlanet
Hustle Kings
Hot Shots Golf

Além disso, o presidente da Sony Computer Entertainment Kaz Hirai confirmou que o NGP terá suporte a jogos do PSone, do PSP atual e até poderá rodar títulos do PS3 – fato demonstrado com Monster Hunter Portable 3rd, Metal Gear Solid 4, e Yakuza 4. A Activision também aproveitou para anunciar um novo Call of Duty portátil. Outra novidade importante é que agora os jogos terão suporte a Troféus, assim como no PS3, para você que sabe que, mais que conquistar, o importante é mostrar.

Curioso? Com água na boca? Então aproveite e veja as primeiras imagens do promissor novo portátil da Sony.

2_02 5_01 6_01 7_01 ngp1 ngp2 ngp3 ngp4ngp5 ngp8 ngp9 psp22 unchartedpsp

Republicado do Kotaku Brasil