A World Wide Developers Conference, ou WWDC, da Apple, começa na próxima segunda, 11 de junho. Haverá um monte de grandes anúncios, com certeza, então prepare-se para um inverno quente. Compilamos tudo o que sabemos, o que achamos e o que gostaríamos que se tornasse realidade neste post.

iOS 6

Como no ano passado, existe uma forte possibilidade de que a Apple destacará bastante o iOS na WWDC. O iOS 6 será o centro das atenções do keynote e das sessões subsequentes. Não espere que ele seja disponibilizado para os usuários já. Como o iOS 5 ano passado — detalhado na WWDC, lançado em outubro —, o iOS 6 provavelmente estará disponível em uma data posterior. E também como ano passado, ele terá algumas boas e significativas novas funções, talvez novos mapas e integração com o Facebook.

Isso será um technology preview ou um beta que mirará em 1) preparar os desenvolvedores para os novos recursos e mudanças; 2) animar os consumidores; e 3) fazer o Google tremer na base.

O que achamos: definitivamente.

Novo MacBook Pro

Com o estoque atual vazio e rumores gritantes aqui e ali, existe uma grande possibilidade de que tenhamos uma nova linha de MacBooks Pro. Acreditamos (e esperamos muito) que o MacBook Pro 2012 seja assim, com um novo desenho industrial, SSD em vez de HDs, exatamente como o MacBook Air.

Mas nos últimos dias surgiram rumores de novos MacBooks Pro sem Retina Display. Eu ainda acho que haverá um MacBook Pro flagship de 15″ com retina, enquanto versões mais simples não trarão essa tela. Como em 2010, quando havia uma opção na hora de comprar para atualizar o seu MacBook Pro de 15″ com resolução de 1680×1050, enquanto o restante dos modelos vinham com as resoluções convencionais.

O que achamos: definitivamente.

Novo MacBook Air

E como a Apple atualizará o interior dos Pros, existe uma boa chance de que os MacBooks Air também recebam atualizações internas. Especialmente com todos os concorrentes ultrabooks já recebendo o Ivy Bridge.

O que achamos: bem provável.

OS X Mountain Lion

Mountain Lion está disponível para testes faz um tempinho já, desde fevereiro. Existe uma grande possibilidade de que a Apple mostrará e disponibilizará a versão final nesse evento, ou pelo menos anunciará uma data próxima para o lançamento. E espero que eles tenham algumas surpresas para transformar o ruim em bom — embora eu duvide.

O que achamos: bem provável.

Mac Pro

Há um rumor de última hora de que a Apple atualizará os Mac Pros na WWDC. Estou certo de que existem pelo menos 54 pessoas prendendo a respiração pelos novos Mac Pros, mas é difícil imaginar a Apple lançando uma linha profissional como essa — especialmente depois de manter por tanto tempo essa linha com um suporte básico. Ainda assim, alguns dizem que aquela suposta lista de preços vazada contém números de modelos para os novos Mac Pros.

Este também é um rumor que vai e volta a cada WWDC, mas nunca se materializa. Isso me deixa ainda mais cético acerca dele.

O que achamos: taaaaaaaaaaaalvez.

Apps para Apple TV

Este é um rumor interessante, um que faz sentido. Se a Apple quer transformar o Apple TV em uma plataforma bem sucedida, ela realmente precisa abrir o dispositivo para muito mais apps. A exemplo do iPhone, o ecossistema de apps será uma parte gigantesca no processo de tornar o Apple TV algo desejável. Mais ainda se permitir o Hulu.

Pessoalmente, estou por uma solução meio SmartGlass da Microsoft, algo que me permitirá colocar iPad, iPhone e Apple TV para conversarem bem de perto.

O que achamos: taaaaaaaaaaaalvez.

Novo iPhone

Não aconteceu na WWDC do ano passado e o iPhone é tão importante que merece seu próprio evento. Mas com tantos rumores aparecendo ultimamente e supostas partes vazadas, talvez tenhamos uma surpresa.

O que achamos: duvidamos muito.

HDTV da Apple

Mesmo tendo desmentido depois, o fundador da Foxconn disse que eles haviam começado a trabalhar com a Apple na produção da mítica TV da Maçã. Isso significa que ela não estará pronta por um bom tempo, se ficar algum dia. Então, sem chances.

O que achamos: ha-ha.