Outubro é mês de Windows Phone 8: no final do mês, chega a versão do OS móvel que deixa o passado para trás e começa de novo. Mas para desenvolvedores, este recomeço é um incômodo: a Microsoft não quer ninguém sabendo das novidades ainda não-anunciadas do novo Windows Phone. O que a Microsoft está escondendo?

Desenvolvedores estão descontentes porque a Microsoft está limitando acesso a ferramentas básicas para criar apps específicos para o WP8. Não é isso que a Microsoft costuma fazer, como explica o Ars Technica:



[Desenvolvedores] tiveram meses de acesso ao SDK antes do lançamento inicial do Windows Phone. O mesmo aconteceu com a grande atualização Mango: a Microsoft deu um firmware beta aos desenvolvedores, para que eles pudessem testá-lo em dispositivos de verdade, e chegou um SDK atualizado meses antes do Mango ser efetivamente distribuído aos consumidores.

Mas por que todo esse segredo? Todd Brix, diretor-sênior na equipe do Windows Phone, explica que “nosso objetivo é gerar o máximo de antecipação possível para o Windows Phone 8”. Por sua vez, um porta-voz da Microsoft diz ao The Verge que a empolgação após o anúncio de aparelhos com WP8 – da Samsung, Nokia e HTC – sem mostrar o software mostra que eles estão “no caminho certo”.

Há duas semanas, terminou o período de inscrições para testar o Windows Phone 8 SDK Preview. É uma versão limitada, para poucos – você só baixa “se for aceito para o programa” – e em cima da hora, faltando poucas semanas para o lançamento do WP8. É importante ter acesso antecipado: por exemplo, quem for adaptar jogos para WP8 “terá que reescrever as partes 3D do zero”, segundo o Ars, ao usar código nativo. (Apps do Windows Phone 7, sem código nativo, continuam funcionando no WP8.)

O The Verge conversou com alguns desenvolvedores de Windows Phone, que descreveram a atitude da Microsoft como “muito estranha”, “confusa” e contraintuitiva.

E um desenvolvedor com acesso ao SDK Preview disse ao The Verge que pouco mudou desde o último SDK vazado: entraram funções como Rooms e Kid’s Corner, mas outras continuam de fora – como um centro de notificações, ou multitarefa melhorada (apps só voltam ao estado anterior se você usar o menu de multitarefa; se abrir pela tela inicial, ele carrega de novo).

Então por que tanto segredo? Peter Bright, do Ars, disse há algumas semanas que a Microsoft pode estar apenas escondendo um software ainda inacabado:

Conversando com alguns daqueles que vêm utilizando os SDKs beta, o motivo se torna claro. A documentação ainda é muito incompleta, e a plataforma como um todo ainda tem mais bugs que o normal. O software simplesmente não está pronto.

A Microsoft conseguiu avançar bastante nessas últimas semanas? Veremos diversas surpresas que a Microsoft quis esconder no SDK? Por enquanto, nem mesmo os desenvolvedores podem saber. [The Verge e Ars Technica]