
O que apertar o botão da soneca toda manhã faz com seu cérebro
Quem nunca apertou o botão de soneca do relógio para ter mais uns minutinhos de descanso pela manhã? Pois é… Mas e se esse hábito não for tão inofensivo quanto parece?
Cochilo com o botão da soneca não é tão bom
Uma pesquisa da empresa de pesquisa hospitalar Mass General Brigham, dos EUA, analisou dados de sono de mais de 21 mil usuários do aplicativo de monitoramento Sleep Cycle. Eles também destacaram os impactos negativos da prática de cochilar após o toque do despertador.
De acordo com a autora principal, a PhD Rebecca Robbins, “o alarme de soneca interrompe alguns dos estágios mais importantes do sono”.
“As horas imediatamente anteriores ao despertar são ricas em sono com movimentos rápidos dos olhos”, explicou. “Apertar a soneca interrompe esses estágios críticos do sono e, normalmente, oferece apenas um sono leve entre os alarmes.
Segundo Robbins, a “melhor abordagem para otimizar seu sono e seu desempenho no dia seguinte é programar o alarme para o horário mais tardio possível e, em seguida, comprometer-se a sair da cama quando o primeiro tocar.”
O que o artigo diz sobre os hábitos de sono dos participantes?
O texto revelou que quase 56% das 3 milhões de sessões de sono usaram o botão soneca. Em média, as pessoas passaram cerca de 11 minutos a mais na cama após o primeiro despertador.
Além disso, quase metade dos participantes cochilou em mais de 80% das manhãs. Esses usuários frequentes passaram em média 20 minutos entre os alarmes de soneca. Ademais, eles também demonstraram horários de sono mais irregulares do que os outros.
O experimento percebeu ainda que os padrões de soneca mudavam de acordo com o dia da semana. Sendo assim, as pessoas eram muito mais propensas a usar o recurso de segunda a sexta-feira. Já nos fins de semana, o uso caía, provavelmente devido à pressão para levantar em um horário específico.
Os pesquisadores também notaram que o uso da soneca foi menor entre os que dormem cinco horas ou menos. Isso porque, possivelmente, essas pessoas reduzem o sono devido a responsabilidades ocupacionais, que as obrigam a levantar mais cedo.
Outra observação foi que os EUA, Suécia e Alemanha tiveram o maior uso do botão de soneca, enquanto Japão e Austrália tiveram o menor.