_Dicas

O Wi-Fi 6 já está entre nós: o que você deve saber sobre o padrão de redes móveis

Estão pintando cada vez mais dispositivos Wi-Fi 6. Explicamos a importância deles e como devem deixar sua rede sem fio mais rápida.

Mulher segurando papel com o símbolo do Wi-Fi. Crédito: rawpixel/Unsplash

Crédito: rawpixel/Unsplash

Prepare-se para a próxima geração de tecnologia Wi-Fi: o Wi-Fi 6 (pois este é seu nome) começou a aparecer em dispositivos no ano passado. Mas você terá que jogar fora seu roteador antigo e comprar um novo? E isso vai fazer o seu Netflix funcionar mais rápido? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o novo padrão.

Uma breve história do Wi-Fi

Aqueles de vocês com certa idade se lembrarão de quando o acesso à internet em casa era todo cabeado – apenas um computador conseguia ficar online, um único MP3 demorava meia hora para baixar e você não conseguia usar o telefone fixo ao mesmo tempo.

Com o tempo, a tecnologia Wi-Fi aos poucos se tornou barata e compacta o suficiente para caber em um roteador adequado para uso doméstico. O primeiro protocolo Wi-Fi apareceu em 1997, oferecendo velocidades de transferência de 2Mbit/s, mas foi apenas com a chegada do 802.11b com velocidades de 11Mbit/s em 1999 que as pessoas começaram a pensar seriamente no Wi-Fi doméstico.


Foto: Alex Cranz/Gizmodo

Os padrões Wi-Fi, assim como uma série de outros padrões eletrônicos, são gerenciados pelo IEEE: The Institute of Electrical and Electronics Engineers. Especificamente, IEEE 802 se refere aos padrões de rede local e 802.11 se concentra em LAN sem fio. Nos mais de 20 anos desde a chegada do 802.11b, vimos vários novos padrões serem lançados, embora nem todos se apliquem ao kit de rede doméstica.

A introdução do 802.11g em 2003 (54 Mbit/s) e do 802.11n em 2009 (impressionantes 600 Mbit/s) foram momentos significativos na história do Wi-Fi. Outro avanço significativo foi a introdução de roteadores de banda dupla com as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, vinculado à chegada do 802.11n, que poderia oferecer velocidades mais rápidas em intervalos mais curtos.

Imagem: Wi-Fi Alliance

Hoje, com o 802.11ac em vigor, essa banda de 5 GHz pode atingir velocidades de 1.300 Mbit/s, então estamos falando de velocidades mais de 600 vezes mais rápidas do que eram em 1997. Wi-Fi 6 dá esse outro passo em frente, mas não é apenas a velocidade que está melhorando.

Explicar a tecnologia Wi-Fi pode ser bastante técnico. Muitas das melhorias recentes, incluindo aquelas que chegam com Wi-Fi 6, envolvem alguma engenharia esperta em um dispositivo para conseguir espremer mais largura de banda dos 2,4 GHz e 5 GHz existentes que seu roteador já utiliza. O resultado final é mais capacidade nos mesmos canais, com menos interferência entre eles, assim como velocidades de transferência de dados mais rápidas.

Aumentando o Wi-Fi até o seis

Uma das mudanças mais importantes que o Wi-Fi 6 traz com ele é, obviamente, o novo sistema de nomenclatura: usar uma simples sucessão de números tornará muito mais fácil para os consumidores acompanharem os padrões e verifique se eles têm um kit compatível configurado. O termo mais técnico para Wi-Fi 6 é o 802.11ax, se você preferir o nome antigo.

Os padrões mais antigos também estão sendo renomeados retroativamente – o padrão 802.11ac passa a ser Wi-Fi 5, o padrão 802.11n passa a ser Wi-Fi 4 e assim por diante. O novo nome Wi-Fi 6 aparece em produtos de hardware e menus de software internos desde 2019, além daqueles pequenos logotipos descolados não muito diferentes do que o Google usa para seus dispositivos Chromecast.

Imagem: Wi-Fi Alliance

Como sempre, as melhorias com esta última geração de Wi-Fi estão em duas áreas principais: velocidade bruta e taxa de transferência (se o Wi-Fi fosse uma rodovia, estaríamos falando sobre um limite máximo de velocidade mais alto para veículos e também mais pistas para lidar com mais veículos de uma só vez). O Wi-Fi 6 oferece suporte para streaming de vídeo de 8K, desde que seu fornecedor de internet lhe dê acesso a velocidades de download suficientes em primeiro lugar.

Na prática, isso significa suporte para taxas de transferência de 1,1 Gbit/s na banda de 2,4 GHz (com quatro fluxos disponíveis) e 4,8 Gbit/s na banda de 5 GHz (com oito fluxos disponíveis), essas velocidades podem, na verdade, aumentar (no laboratório já chegaram a 10 Gbit/s). A grosso modo, você pode esperar aumentos de velocidade de 4 a 10 vezes em seu Wi-Fi.


Imagem: Qualcomm

Outra melhoria que o Wi-Fi 6 trará é a eficiência aprimorada, o que significa um consumo de energia menor, o que significa menos sobrecarga na vida da bateria (ou números mais baixos na conta de eletricidade). É difícil quantificar a diferença com exatidão, mas é mais um passo na direção certa para os padrões Wi-Fi – não devem sugar a carga do seu telefone ou laptop sempre ligado na velocidade máxima.

Refinamentos no hardware e firmware do Wi-Fi 6 também devem significar melhor desempenho em ambientes lotados. Você pode finalmente conseguir obter um sinal forte no seu café preferido, mas não prenda a respiração. Como sempre, uma série de outros fatores (paredes, micro-ondas, o número de pessoas transmitindo Netflix em sua casa) terão impacto nas velocidades finais que você vê.

O que você terá que fazer?

Não muito. Como geralmente é o caso, o Wi-Fi 6 será compatível com todos os equipamentos Wi-Fi existentes, então se você trouxer algo da loja de gadgets que suporta o novo padrão, funcionará bem com sua configuração atual— você simplesmente não será capaz de conseguir as velocidades mais rápidas até que tudo esteja habilitado para Wi-Fi 6.

Quanto tempo isso levará vai depender dos fabricantes de hardware, desenvolvedores de software, provedores de serviços de internet e todos os demais na indústria. Você pode apenas ter que esperar até que o provedor de banda larga de sua escolha considere o momento certo para atualizar o hardware que ele fornece para você (embora você possa apenas trocar o roteador).


Foto: Adam Clark Estes/Gizmodo

Quando você estiver fora de casa, pode começar a ver certas redes anunciando velocidades mais rápidas, usando a nova terminologia, mas esta reformulação da marca é nova: Teremos apenas que esperar para ver como esses novos nomes e logotipos seriam usados ​​na prática. Você trocaria de café por causa de uma conexão Wi-Fi 6?

Lembre-se de que também vai demorar um pouco para que isso seja implementado corretamente. Quando dizemos que foi em 2019, esse é o primeiro momento em que dispositivos Wi-Fi 6 totalmente aprovados começaram a aparecer em cena, então pode levar meses ou anos até que todos percebam. Alguns dos primeiros dispositivos que fazem uso da tecnologia já entraram em cena.


Imagem: Qualcomm

Mesmo que você não tenha problemas com as velocidades de download e upload no momento, o Wi-Fi 6 destina-se a corrigir alguns dos pontos problemáticos que ainda existem: tentar conseguir Wi-Fi decente em um espaço lotado, por exemplo, ou tentar conectar 20 dispositivos diferentes ao mesmo roteador doméstico sem que o desempenho sem fio caia de um penhasco.

Se você pensar sobre o número de alto-falantes e luzes inteligentes e aparelhos de streaming configurados em uma casa moderna, qualquer coisa que acrescente mais capacidade à rede vai ajudar. E, claro, essas velocidades de transferência de dados mais rápidas também não atrapalham nada.

Sair da versão mobile