Essas luzes da foto não são fogos de artifício, nem iluminação artificial, nem Photoshop. E não é uma cena de teleporte de algum filme de ficção científica. Trata-se de um efeito chamado Kopps-Etchells. E eis sua explicação, de acordo com o sargento Jeff Mellinger:

Basicamente, o efeito é o resultado da eletricidade estática criada pela fricção de materiais diferentes de encontro um contra o outro. Nesse caso, trata-se do resultado das hélices de titânio se movendo contra o ar e poeira. Isso ocorre no chão também, mas é mais comum ver o fenômeno quando uma aeronave está decolando ou aterrissando. A situação mais comum é quando a nave está sendo reabastecida. Quando aeronaves de larga escala estão sendo abastecidas, elas precisam aterrissar completamente para prevenir que a eletricidade estática surja e crie explosões.

Originalmente, esse efeito não tinha um nome específico, mas Michael Yon – ex-membro do exército, hoje fotógrafo de guerra – arranjou um: o efeito Kopps-Etchells. Ele batizou-o porque as fotos foram tiradas na província de Helmand, no Afeganistão, onde o soldado americano Benjamin Kopp e o britânico Joseph Etchells foram mortos.

O último desejo de Etchells era ser cremado e que suas cinzas fossem jogadas em um parque que ele brincou toda a infância, sendo lançadas dentro de fogos de artifício. Ou seja, parece um bom nome para um efeito tão belo no meio de uma guerra tão assustadora. [Michael Yon]