_Espaço

O que é essa coisa estranha brilhante flutuando em Plutão?

Serão aliens? Provavelmente não: cientistas especulam que sejam nuvens refletindo a luz solar.

Será que são alienígenas? Parece bastante coisa de aliens – mas essas manchas brilhantes ao redor de Plutão são na verdade uma coisa quase tão misteriosa quanto criaturas de outros planetas.

>>> Estas são as imagens mais nítidas que conseguiremos de Plutão
>>> O Polo Norte de Plutão está cercado de vários cânions congelados

A sonda New Horizons da NASA tirou essa foto da luz solar fluindo através da neblina de Plutão durante a aproximação da nave em 14 de julho de 2015. Mas conforme pesquisadores analisavam a foto mais de perto, uma pergunta surgiu: o que são essas manchas estranhas brilhando no canto superior direito?

A mancha brilhante mede cerca de 16 quilômetros e flutua na atmosfera baixa de Plutão. Mas se você esperava ver uma nave espacial visitando um planeta do nosso sistema solar, prepare-se para um pouco de decepção: pesquisadores acreditam que provavelmente é uma nuvem refletindo a luz solar.

Uma nuvem ainda é uma coisa excepcional quando falamos em Plutão. Essa pode ser a primeira nuvem detectada nas fotos enviadas pela New Horizons. Modelos há tempos sugerem que as condições em Plutão são favoráveis à formação de nuvens de metano – e essa imagem certamente dá força para essa hipótese.

[NASA]

Sair da versão mobile