_Ciência

O que é isto?

Seria uma nova flor modificada geneticamente? Uma horrível peça de arte abstrata? Ou apenas o que acontece quando você exagera no LSD? Na verdade, não é nada disso; continue tentando adivinhar, você nunca vai conseguir. Esse desenho nada mais é que o maior diagrama de Venn simétrico já criado. Como a New Scientist sabiamente aponta, […]

O que é isto?

Seria uma nova flor modificada geneticamente? Uma horrível peça de arte abstrata? Ou apenas o que acontece quando você exagera no LSD? Na verdade, não é nada disso; continue tentando adivinhar, você nunca vai conseguir.

Esse desenho nada mais é que o maior diagrama de Venn simétrico já criado. Como a New Scientist sabiamente aponta, é possível criar diagramas de Venn assimétricos gigantescos que exigem que os círculos sejam esticados, espremidos e virados em si mesmos, mas “tais exercícios geométricos desagradavam o britânico John Venn, que criou o diagrama em 1880.”

Em vez disso, os matemáticos tentam desenvolver diagramas simétricos do maior tamanho possível. Infelizmente, foi provado que existem apenas diagramas de Venn com conjuntos de números primos — e o recorde anterior era de apenas sete.

Esse cara, entretanto, tem impressionantes 11 conjuntos! Você pode ler mais sobre como ele foi feito na New Scientist ou, se estiver muito interessado, a explicação mais técnica no arXiv. [arXiv via New Scientist]

Sair da versão mobile