_Google

O que é o Android Ice Cream Sandwich? (Atualizado)

A nova versão de Android para smartphones, o Ice Cream Sandwich, tem um motivo simples para existir: para acabar com a dúzia (ok, nove) de versões diferentes de Android em tantos aparelhos. Sim, fragmentação. E como não é só para telefones, é a atualização “mais ambiciosa” do Google até então. Não é só para telefones… […]

A nova versão de Android para smartphones, o Ice Cream Sandwich, tem um motivo simples para existir: para acabar com a dúzia (ok, nove) de versões diferentes de Android em tantos aparelhos. Sim, fragmentação. E como não é só para telefones, é a atualização “mais ambiciosa” do Google até então.

Não é só para telefones…

Nós veremos o Ice Cream Sandwich em smartphones, tablets, computadores…

…promete colocar um ponto final na fragmentação do Android…

Não há nada mais chato do que ter amigos com a versão mais recente do Android enquanto você não pode curtir as melhores novidades do sistema. O Google diz que quer “um sistema que rode em qualquer aparelho”. Eles fizeram isso adaptando o framework e adicionando novas APIs “para ajudar os desenvolvedores a otimizar seus produtos para vários aparelhos”. Naturalmente, as APIs serão open source.

…com atualizações padronizadas…

Quando eu tinha um G1, eu lembro bem quão frustrante era não ter a versão mais atual do Android. Eu estava limitada ao Cupcake. Para acabar com isso, o Google assinou um acordo com todos os parceiros da Open Handset Alliance (ou seja, todos os fabricantes de hardware que produzem qualquer coisa com Android), e fez todos prometerem que todos os novos aparelhos serão capazes de rodar as últimas versões do Android até 18 meses após o primeiro dia de venda. Isso é ótimo, e é realmente um enorme passo para o Google. Mas e todos esses aparelhos antigos?

…que também terá alguns detalhes em 3D bem espertos…

Todo mundo está mergulhando no 3D! Então faz sentido o Google seguir o caminho; mas em um formato diferente. O Ice Cream Sandwich usará reconhecimento facial com OpenGL, para poder mapear o rosto de seu dono — os olhos, o nariz, o sorriso e por aí vai — e, como em um Kinect, ele será capaz de replicar o que está vendo. É bem difícil de explicar, é mais fácil assistir o vídeo abaixo para entender a novidade.

[viddler http://www.viddler.com/mini/d6db48cb/] [viddler http://www.viddler.com/mini/d125e54a/]

…que te transformará num viciado em DIY, ou há algo de errado com você…

O Google foi al[em com o Android Open Accessory, uma série de APIs que permite que que aparelhos de terceiros, como sua bicicleta, possam fazer sincronização com seu aparelho com Ice Cream Sandwich e enviar informações para os dois lados. Ele usará USB no início, depois Bluetooth, e mesmo que você precise de um app compatível, você mesmo poderá criá-lo! Não é bacana?

…que você só poderá saborear no fim do ano…

Infelizmente, ele não será lançado antes do quarto trimestre.

[viddler http://www.viddler.com/mini/22db40a/]

…e se chamará apenas Ice Cream porque…

Você deve se lembrar como o Google erguia grandes estátuas na porta de sua sede para cada atualização do Android. O Froyo foi lançado em maio do ano passado, também parece um sorvete. Talvez por isso o Google tenha abolido a ideia, mas também pode ter a ver com o fato de querer diferenciar a atualização como algo marcante, a atualização que juntará todos os aparelhos.

Sair da versão mobile