_Google

O que é o Google +1?

O Google está apresentando hoje uma nova função nos resultados de busca: o +1. Mas o que é isso? Uma nova rede social? Uma coisa social? Um motor social de busca? Ele é social, aliás? É uma forma simples de Curtir resultados de busca do Google… Quando você estiver logado na sua conta do Google, […]

O Google está apresentando hoje uma nova função nos resultados de busca: o +1. Mas o que é isso? Uma nova rede social? Uma coisa social? Um motor social de busca? Ele é social, aliás?

É uma forma simples de Curtir resultados de busca do Google…

Quando você estiver logado na sua conta do Google, todo resultado de busca terá um ícone +1 ao lado (por enquanto ele só funciona no Google em inglês, e você tem que ativá-lo aqui). Se você encontrar um resultado de busca útil ou gostar do site linkado, você clica no ícone +1. O Google diz que, ao fazer isso, você dá ao site uma recomendação, um selo de aprovação. Mais +1s em um resultado significam que o site é mais interessante que outros.

…e ele com certeza é social…

Você pode ver no que seus amigos clicaram em +1, o que na teoria dá maior credibilidade a um dado resultado de busca. Como o Google exibe muitos sites, os pequenos ícones +1 vão ajudar você a se livrar dos sites ruins (se você já não os baniu). Imagine se seu melhor amigo encontra um link interessante e clica em +1. Quando você chegar no mesmo link no futuro, ele será recomendado a você.

[youtube OAyUNI3_V2c]

…mas não é uma rede social…

Quando o projeto Google +1 começou (como Google Me), ele foi chamado de Facebook killer. Obviamente, este não é o caso. O sistema +1 funciona mais como o botão Curtir do Facebook, ou os diggs do Digg. Ou seja, é só uma forma simples de mostrar que você gosta de algo. Isso é bom! O Google se tornou o rei das buscas porque ele é simples. E o +1 é simples também.

…que vai ajudar o Google a direcionar melhor as propagandas…

Você também pode clicar em +1 nas propagandas também, e com os dados dos seus cliques no +1, o Google vai aprender mais sobre você e vai direcionar melhor as propagandas para você. É mais ou menos como pesquisa de mercado disfarçada de função: isso lembra quando o Google ofereceu o serviço gratuito para celulares GOOG-411, que fornecia informações reconhecendo sua voz, mas servia para melhorar o serviço de reconhecimento de voz deles. No caso do +1, a ideia é melhorar o sistema de exibição de propagandas.

…e vai acabar crescendo…

O Google ainda não acabou de desenvolver o +1. Eles aprenderam de erros anteriores com o Google Buzz e o Google Wave, quando prejudicaram os produtos exagerando no hype. Desta vez, começando pequeno, com um simples ícone +1 nos resultados de busca, eles podem investir na área social e acrescentar recursos a ela aos poucos (como dar +1 direto de um site, direto do Chrome, direto de apps etc.).

…mas não vai mudar a forma como você usa o Google. Ainda.

O Google +1 é mais outro sinal de que o Google quer evoluir para uma engine de busca social. Todos os +1s que eles registrarem não só vão ajudar o Google a tornar as buscas melhores, comovão torná-las mais relevantes para seu círculo social. À medida que a internet forma teias mais restritas de pessoas, ver amigos recomendando os melhores sites faz com que o Google não fique muito atrás do Facebook e Twitter na era de compartilhamento social. [Google +1]

Sair da versão mobile