_

O que é o Gorilla Glass?

O encanto de um Gorilla Glass não é mistério para ninguém que tenha um Milestone, iPhone 4, Galaxy Tab ou Dell Adamo. Mas para todos os outros que estão querendo saber sobre o novo Gorilla Glass na CES, eis aqui o resumo. Gorilla Glass é, bem, vidro… Você vai encontrá-lo principalmente em telas. Isso inclui […]

O encanto de um Gorilla Glass não é mistério para ninguém que tenha um Milestone, iPhone 4, Galaxy Tab ou Dell Adamo. Mas para todos os outros que estão querendo saber sobre o novo Gorilla Glass na CES, eis aqui o resumo.

Gorilla Glass é, bem, vidro…

Você vai encontrá-lo principalmente em telas. Isso inclui telas de smartphones, tablets, laptops e, a partir dessa semana, também em touch-tables e telas de TV.

…que é bem resistente a quebra ou arranhões…

Deixe cair, chute, ou atire nele com uma pistola de ar, e há grandes chances de não quebrar, ou mesmo arranhar aquele pedaço de Gorilla Glass. Nosso Brian Barret fez um hands-on com um painel há um tempo atrás e ficou bem impressionado:

Gorilla Glass é um material que não arranha, não estilhaça que é usado como uma proteção para o seu celular, tocador de música ou tela de laptop. Já está presente em 65 produtos, e eu posso garantir que o cara simpático que fez a demostração não está fingindo. Seu intrépido repórter também fez várias tentativas com toda sua força de blogueiro e não conseguiu nem riscar. Por outro lado, eu consegui arranhar bastante alguns policarbonatos.

Ok, não é literalmente indestrutível, e ainda é possível quebrar a tela do seu iPhone, mas é bem mais difícil do que costumava ser.

…porque é tratado diferente de todos os outros vidros usados em gadgets.

Falando para o SmartPlanet, o engenheiro de Gorilla Glass Dr. Donnel Walton explica:

Quando você produz um vidro temperado quimicamente, você mergulha-o em um banho de sal (nitrato de potássio derretido), e o processo força os íons maiores do nitrato de potássio contra o vidro.

O que é único no Gorilla Glass é que por causa da sua composição inerente, ele pode permitir que esses íons maiores penetrem mais fundo na superfície para aumentar a tolerância a compressão e também tolerar riscos mais fundos.

A compressão empurra a falha de volta. E é mais difícil de quebrar a partir de um risco profundo.

É também um pouco mais caro do que o vidro usado normalmente nas telas de gadgets, mas levando em conta sua rápida adoção – nesse momento está sendo usado em mais de 300 dispositivos – seu valor devido à sua utilidade claramente supera o seu custo.

Sair da versão mobile