_Android

O que é o Repainter e como esse app melhora o Android 12

Cansado da mesmice de sua tela de bloqueio? Este aplicativo da Play Store permite criar sem esforço temas exclusivos e personalizados

O que é o Repainter e como esse app melhora o Android 12

A versão mais recente do Android 12 introduziu um recurso que oferece mais flexibilidade aos usuários na hora de customizar o tema usado no celular. Com a nova linguagem “Material You” — aliadas apps de terceiros que ajudam nessa customização, como o Repainter — agora é possível ajustar menus, ícones, cores, além de outros elementos do Android.

O Repainter traz uma série de temas personalizáveis e dinâmicos para os sistemas Android 12 ou versões mais recentes. Todos os recursos do app estão disponíveis para celulares da linha Galaxy, da Samsung. Já aparelhos de outros fabricantes podem exigir o acesso ao root do smartphone para ter acesso a mais funcionalidades.

A instalação do aplicativo não é recomendada em celulares que utilizam os sistemas MIUI (nos aparelhos da Xiaomi, por exemplo) ou Funtouch OS (da chinesa Vivo, não a operadora brasileira).

Customizando o Android 12

O aplicativo permite mudar as cores básicas do sistema por meio de uma paleta de cores, com as modificações sendo aplicadas de forma imediata. Também é possível alterar o tamanho da grade de aplicativos, alternar entre o tema claro ou escuro, assim como personalizar os ícones de atalho dos apps.

Algumas dessas configurações também permitem que a aparência do sistema se adapte de acordo com o papel de parede utilizado no celular. O usuário pode ainda mudar o brilho, adicionar fundos coloridos ou aplicar um fundo preto aos aplicativos compatíveis (que fica muito bom em telas OLED, diga-se).

Dependendo do aparelho utilizado, o Repainter pode sugerir a instalação do aplicativo Shizuku, para ajudar na customização do tema, principalmente se o usuário decidiu não fazer o root no aparelho.

Para quem tem Android 12, o app Repainter está disponível para compra no Google Play por R$18,36. No vídeo abaixo é possível ver uma demonstração de como o app funciona.

 

Sair da versão mobile