_Tecnologia

O que é Thunderbolt?

Juntamente com os velozes processadores Sandy bridge e GPUs poderosas, os novos MacBook Pro da Apple têm uma versátil e super rápida tecnologia de entrada/saída chamada de Thunderbolt. O que é isso? Thunderbolt é um novo padrão para conectar periféricos para o seu computador… Se o seu laptop está sem cabos e em seu colo […]

Juntamente com os velozes processadores Sandy bridge e GPUs poderosas, os novos MacBook Pro da Apple têm uma versátil e super rápida tecnologia de entrada/saída chamada de Thunderbolt. O que é isso?

Thunderbolt é um novo padrão para conectar periféricos para o seu computador…

Se o seu laptop está sem cabos e em seu colo agora, parabéns – isso é raro. Nossas máquinas ainda passam a maior parte do tempo amarradas às nossas mesas por uma infinidade de periféricos, que por sua vez estão conectados por várias interfaces. O Thunderbolt da Intel, anteriormente chamado de Light Peak, é uma maneira mais rápida e simples de conectar algumas dessas coisas.

…que funciona com dispositivos PCI Express ou DisplayPort…

Uma das melhores características do Thunderbolt é que é um dual-protocol, ou seja, tipos diferentes de dispositivos – mais especificamente, aqueles que usam conexões PCI Express e DisplayPort – podem funcionar em uma única entrada Thunderbolt. Telas usando portas MiniDisplay poderão plugar direto; DVI, HDMI e VGA irão funcionar com um dos adaptadores existentes. Thunderbolt tem dois canais independentes, também, então ele pode alimentar com força total um dispositivo inicial e outro em cascata (até seis dispositivos podem ser ligados em cascata em uma só conexão Thunderbolt). Hora de carregar o iPad no note.

…e muito mais rápido do que o USB…

Para fazer isso, ele tem que ser rápido. E ele é! Thunderbolt faz transferências a 10 gigabits por segundo, até 20 vezes mais rápido do que o USB 2.0 e 12 vezes mais rápido do que o Firewire 800. As versões mais antigas usavam uma conexão óptica, apesar de que a primeira leva que irá aparecer nos produtos dos provavelmente usará fios de cobre. Ainda assim, pesquisadores por trás do padrão dizem que as taxas de transferência podem ser ampliadas para 100 Gbit/s até o final da década.

…que foi desenvolvido pela Intel…

A Intel mostrou o Light Peak pela primeira vez em setembro de 2009, transferindo dados equivalentes a um disco Blu-Ray em apenas 30 segundos. Impressionante! Desde então, eles trabalharam em colaboração com a Apple para desenvolver o padrão, o que nos leva…

…e implementado primeiro pela Apple…

Os novos Macbook Pro da Apple são os primeiros a incorporar Thunderbolt.

…com dispositivos vindos da LaCie, Western Digital, e mais

A Intel diz que diversas empresas já estão desenvolvendo produtos que irão funcionar com Thunderbolt, incluindo Aja, Apogee, Avid, Blackmagic, LaCie, Promise, e Western Digital. Eles vêem o novo padrão como um atrativo para profissionais de audiovisual, que precisam lidar com uma tonelada de dados com baixa latência. Mas discos rígidos compatíveis com Thunderbolt vão possibilitar fazer o backup de uma enorme quantidade de dados muito mais rápido também.

Sair da versão mobile